Infecção urinária: por que acontece e como evitar

19 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
A infecção urinária costuma atingir bexiga, rins, ureteres ou uretra

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma doença que atinge o sistema urinário do corpo humano. Ela pode acontecer em diferentes partes do aparelho urinário, como rins, bexiga, ureter ou uretra. A infecção pode afligir homens e mulheres, mas tem uma frequência maior no sexo feminino. 

Estima-se que 30% das mulheres brasileiras vão sofrer com a ITU ao menos uma vez na vida. Segundo o site da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), as mulheres são mais vulneráveis “porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e maior proximidade entre a vagina e o ânus”.

Além disso, como a uretra da mulher é mais curta, as bactérias têm um caminho menor para chegar até a bexiga. Assim, a grande proximidade entre a vagina e o ânus colabora para que o corpo fique mais suscetível à proliferação das bactérias.

Na grande maioria dos casos, o vilão causador da ITU é a bactéria Escherichia coli, responsável por cerca de 75% a 80% das infecções. Entretanto, também pode ser causada pelo Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella, e o Enterococcus faecalis (os fungos também são possíveis causadores de infecção urinária).

A Escherichia coli é a principal causadora de infecção urinária. (Fonte: Shutterstock/Kateryna Kon/Reprodução)
A Escherichia coli é a principal causadora de infecção urinária. (Fonte: Shutterstock/Kateryna Kon/Reprodução)

Como acontece a infecção?

Existem três maneiras de acontecer a infecção. A principal maneira é de via ascendente, que é quando os micro-organismos sobem pela uretra e atingem as outras partes do sistema urinário. Normalmente, as bactérias que vivem no intestino humano vão parar na uretra e causam essa infecção. 

As outras duas possíveis formas de acontecer a ITU são pelas vias hematogênica e linfática. A hematogênica é quando as bactérias chegam aos rins por meio da corrente sanguínea. A linfática, que é a mais rara das três, acontece com a chegada dos micro-organismos por meio dos vasos linfáticos.

Sintomas

Os principais sintomas da infecção urinária são dor durante a micção, ardência e necessidade de urinar com frequência em pouco volume de líquido. Outros sinais que podem aparecer são dor na parte inferior do abdômen, alteração de odor, aspecto e cor, que também pode apresentar sangue. 

Beber muita água é a melhor maneira de prevenir a infecção urinária. (Fonte: Shutterstock/Prostock-studio/Reprodução)
Beber muita água é a melhor maneira de prevenir a infecção urinária. (Fonte: Shutterstock/Prostock-studio/Reprodução)

Como prevenir a infecção urinária?

Existem algumas maneiras que auxiliam na prevenção da infecção do trato urinário. A principal dica é beber bastante água. Isso ajuda a expelir bactérias e impurezas da bexiga e da uretra. 

Cuidado com a higiene e as roupas íntimas também são formas importantes de prevenir a infecção urinária. No caso das mulheres, é necessário manter a região da vulva e do ânus sempre limpa, por meio de água e sabão. 

Após urinar, a limpeza precisa ser de trás para frente, para evitar que as bactérias do ânus cheguem até o canal vaginal. Também não é recomendado o uso de calcinhas muito apertadas, já que elas retêm calor e umidade, favorecendo a proliferação de bactérias. 

Outra dica é não segurar a urina por muito tempo. Caso tenha vontade de ir ao banheiro, é importante ir o quanto antes. Também é recomendado urinar e fazer a limpeza da região íntima após relações sexuais.  

Fonte: Drauzio Varella, Hospital Nove de Julho, Hospital Albert Einstein, Agência Brasil, Sociedade Brasileira de Nefrologia.

114827cookie-checkInfecção urinária: por que acontece e como evitar