Cerca de 36% das pessoas são afetadas por verminoses e parasitoses em todo o mundo, taxa que pode chegar a 55% nas crianças.
Getty Images
Getty Images
Doenças causadas por vermes são bastante comuns no Brasil, principalmente devido à baixa cobertura de saneamento básico e à falta de bons hábitos de higiene.
Getty Images
As formas mais comuns de verminoses encontradas em território nacional são causadoras de ancilostomose, ascaridíase, esquistossomose, giardíase, oxiuríase e teníase.
Getty Images
A maioria dos sintomas está relacionada ao intestino. Diarreia, coceira no ânus, fezes alteradas, dor e inchaço abdominal são bastante comuns.
Getty Images
Podem aparecer outros sintomas, como vômito, náusea, alterações no apetite, perda de peso e cansaço excessivo.
Getty Images
O tratamento depende do tipo de verme que está afetando o organismo, por isso é importante fazer exame de fezes para que o médico possa indicar o melhor tratamento. Os mais comuns são albendazol, mebendazol e nitazoxanida.
Getty Images
A melhor forma de evitar vermes é fazendo a higienização de alimentos e o tratamento da água. Apesar de alguns vermes poderem ser adquiridos pela pele, a maioria deles depende da ingestão para afetar o organismo. Lavar bem frutas e verduras e ferver a água antes de usar são formas eficientes de evitar a contaminação.