Cerca de 80% da população brasileira afirma ter problemas com dor nas costas, segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz. Confira quais podem ser as causas e como tratá-la.
A lombalgia, conhecida também como dor nas costas, pode variar de intensidade, de um simples incômodo local até quadros debilitantes. As dores podem começar de repente ou de forma gradual, piorando ao longo do tempo.
A dor nas costas é provocada principalmente pelo comportamento da pessoa, tendo como causas fatores como má postura, sedentarismo, estresse, sobrepeso, trabalho repetitivo e envelhecimento. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, além de fatores genéticos, também contribuem para o quadro.
O atrito entre os ossos, como as vértebras, é uma das causas mais comuns de dor nas costas, especialmente em idosos. Manter-se alongado e a prática de atividades como yoga ajudam a manter os músculos relaxados e fortalecidos para sustentar o peso do corpo.
Os exercícios físicos moderados ajudam a manter o corpo em movimento e saudável, colaborando também para evitar a lombalgia. No entanto, é necessário ter cuidado para não exagerar e ser acompanhado por um profissional de educação física. O excesso de atividade pode ser uma das causas de dor nas costas.
O aquecimento local provoca a vasodilatação, causando o relaxamento muscular. Assim, o uso de compressa quente em momentos de dores crônicas é uma estratégia eficaz e rápida para aliviar as dores nas costas.
Uma massagem contribui para aliviar a tensão muscular e com isso para prevenir e tratar a lombalgia. A própria pessoa pode realizar movimentos de pescoço, ombros e peito para relaxar e contribuir para manter a espinha ereta.