A dor nas costas atinge grande parte da população.
Estima-se que 80% das pessoas sejam afetadas por algum tipo de dor na região lombar durante a vida. Veja as causas mais comuns.
Getty Images
Getty Images
Muitas vezes chamada de “mau jeito”, é muito comum após atividades físicas. Levantar objetos pesados, manter postura inadequada e sofrer pancadas podem desencadear esse tipo de lesão.
Getty Images
As articulações que unem as vértebras da coluna podem sofrer desgastes e deformidades, principalmente em função do tempo, porém excesso de peso e má postura podem causar essas lesões a qualquer momento.
Getty Images
O corpo humano tem discos entre as vértebras cuja principal função é amortecer impactos e facilitar a mobilidade. Movimentos repetitivos ou com muito peso podem criar fissuras nesses discos, que também podem sofrer desgaste com o tempo.
Getty Images
Algumas fraturas na região do abdome, especialmente nas vértebras, podem causar dores na lombar como efeito colateral. Conforme o tratamento para a fratura é realizado, as dores tendem a diminuir.
Getty Images
A hérnia de disco pode ser ocasionada por contusão, tumor ou condição genética e surge de uma lesão que libera o núcleo gelatinoso do interior do disco. Esse núcleo comprime os nervos da região lombar, ocasionando a hérnia e a dor no local.
Getty Images
Também conhecidas como cálculo renal, essas formações sólidas são criadas nos rins ou nas vias urinárias a partir de cristais presentes na urina. A origem está associada ao excesso de sais e à falta de ingestão de água. Costumam ser bastante dolorosas, especialmente no fundo das costas.