Quando se preocupar com a saúde mental?

Embora os sintomas de transtornos mentais sejam diferentes para cada pessoa, existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de cuidado. Veja quais!

Falta de energia e cansaço persistente

Também chamado de “cansaço mental”, o estado pode provocar uma série de outros problemas para as pessoas afetadas. Períodos prolongados com o problema podem sugerir princípio de depressão.

Insônia ou sono inquieto

O período de descanso é fundamental para a manutenção do corpo e da mente. Alterações na qualidade, frequência e duração do sono podem indicar problemas adjacentes ou provocar doenças.

Dificuldade de se concentrar ou manter o foco

A falta de concentração pode ser causada por uma série de fatores, incluindo esgotamento mental, distúrbios do sono, estresse e até mesmo sedentarismo. Sua permanência também pode sugerir transtornos mentais.

Desorganização

Aparente em pessoas que costumavam ter a vida organizada, a falta de ordem extrema pode ser um sinal de instabilidade mental, afetando tanto a aparência quanto a rotina e os relacionamentos.

Desinteresse em hobbies

A falta de interesse severa em hobbies e atividades que anteriormente eram aproveitadas com prazer pode indicar a existência de transtornos mentais — em especial, de depressão.

Autocuidado negligenciado

Possivelmente, um dos fatores mais evidentes durante o aparecimento de problemas mentais é a baixa autoestima, associada a problemas no autocuidado e na higiene pessoal. O descuido extremo com a saúde e com a própria imagem deve ser observado com cautela.

Saiba mais

Entenda melhor a importância do bem-estar e do autocuidado na matéria completa do Summit Saúde, produzida pelo Estadão, no link a seguir!