Como está o cuidado com a saúde do seu sistema circulatório?
Getty Images
Getty Images
Estudo inédito da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) aponta que 113 pessoas são internadas por dia no Brasil, somente na rede pública, para tratar tromboses venosas.
Getty Images
Os dados mostram a importância da atenção ao bom funcionamento do sistema vascular.
Getty Images
A trombose venosa ocorre quando um ou mais coágulos se formam em uma veia, em geral nas pernas, impedindo o fluxo normal do sangue.
Getty Images
Os coágulos podem se deslocar pela corrente sanguínea até os pulmões, causando embolia pulmonar.
Getty Images
A trombose também pode ser arterial, provocando infarto e acidente vascular cerebral (AVC) quando o coágulo afeta uma artéria coronária ou a circulação cerebral.
Getty Images
Tabagismo, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, colesterol elevado e imobilidade, além de características genéticas, são os principais fatores causadores de trombose.
Getty Images
Os sinais principais são dores, inchaços, coloração avermelhada e temperatura elevada nas pernas. A pele também pode ficar endurecida.
Getty Images
Fazer exercícios físicos regulares é uma das melhores formas de prevenção das doenças vasculares, assim como controlar o peso. Não faça da imobilidade um hábito.
Getty Images
Especialistas também recomendam mudanças na alimentação. Azeite de oliva, abacate, alho, alcachofra, aipo, uva e limão são exemplos de ingredientes que ajudam a boa circulação do sangue.
Getty Images
Excesso de sal e produtos industrializados, com aditivos químicos e alto teor de sódio, são inimigos da saúde vascular. Fique atento!