Profissional da Medicina é responsável por diversos órgãos importantes para o funcionamento do corpo humano, como bexiga, rins, próstata e pênis.
Getty Images
Getty Images
Existem várias doenças que podem afetar essas regiões do corpo. Caso você tenha sintomas em alguma delas, fazer uma consulta com urologista é fundamental para obter melhores informações. Alguns exemplos são:
Getty Images
As ISTs afetam mais de 1 milhão de pessoas no Brasil todos os anos, e urologistas são responsáveis pelo tratamento delas, especialmente das doenças que afetam o pênis e a uretra.
Getty Images
Quase metade dos homens acima de 40 anos tem algum tipo de disfunção erétil no Brasil, um número que ultrapassa 16 milhões de indivíduos. O urologista é o médico responsável por acompanhar e planejar o tratamento.
Getty Images
Outras condições similares também estão dentro do escopo de urologistas, como ejaculação precoce, perda de libido e impotência sexual.
Getty Images
Ao sentir dores na hora do sexo, muitos homens podem ter medo ou vergonha de procurar ajuda profissional. Porém, urologistas podem auxiliar a entender se existe algo de mais grave, como uma IST ou lesão profunda, ou se é apenas uma posição desconfortável que está sendo praticada pelo casal.
Getty Images
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que são diagnosticados mais de 65 mil casos de câncer de próstata todos os anos no Brasil. Urologistas são responsáveis pelo exame de toque retal, que é recomendado para pessoas com próstata que tenham mais de 40 anos e pode ajudar a identificar e prevenir a doença.