Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Garantir um bom atendimento a um paciente não é só uma forma de fidelizar um cliente, mas também uma maneira de expandir a clientela. Uma pessoa bem atendida poderá voltar, mas uma pessoa que tenha sua expectativa excedida durante uma consulta certamente indicará o profissional para muitas mais.
Algumas mudanças no atendimento podem fazer com que a experiência de seu cliente durante uma consulta seja extremamente agradável. Para isso, toda a jornada do paciente deve ser considerada, desde o agendamento, a recepção, a espera, a consulta e o pós-consulta.
1. Primeiro contato
Os motivos que levam uma pessoa a procurar um serviço de saúde nem sempre são dos melhores. Portanto, é importante que sua equipe esteja preparada para lidar com situações com pessoas nervosas e estressadas, sem perder a calma. Invista em profissionais de qualidade e com experiência, que saibam reagir bem em diversas situações e manter o bom funcionamento da sua clínica.
Atualmente, não basta mais saber lidar bem com o telefone, é preciso ter pessoas preparadas para lidar com as novas tecnologias de comunicação e as redes sociais.
2. Recepção
Aqui é importante aprofundar a dica acima. Além de um bom atendimento, a recepção é a hora em que é preciso começar a coletar dados importantes para a consulta.
Como situações delicadas podem acontecer, é importante que sua equipe seja eficiente e que informações consistentes sejam passadas aos pacientes. Portanto, invista em treinamentos e garanta que o atendimento seja uniforme e bem-feito.
3. Espaço
Garanta que a sala de espera seja funcional e confortável. Uma boa iluminação, bons móveis (principalmente cadeiras, sofás e poltronas) e espaço suficiente para atender a demanda são imprescindíveis. Como na área da saúde situações imprevisíveis e emergenciais são comuns, é importante ter algumas opções de lazer e passatempo, como televisão, revistas atualizadas e Wi-Fi disponíveis para os clientes.
Acima de tudo: a higiene deve ser impecável. Independentemente do seu ramo de atuação, higiene é a marca da preocupação com a saúde.
4. Consulta
Este é o principal momento de uma visita do cliente, portanto deve-se ter uma atenção especial. Apesar da possibilidade de o profissional estar sobrecarregado e cansado, é preciso mostrar para o paciente que aquele é o momento dele. Começar a consulta com um sorriso e chamar o paciente pelo nome são pequenos gestos que podem fazê-lo ficar mais satisfeito. Tomar alguns minutos para se familiarizar ou relembrar o histórico do paciente antes da consulta também é um importante diferencial.
Algumas situações de alteração do cliente, ou do atendimento de pessoas mais difíceis podem ocorrer. É importante manter a calma e não se exaltar, lembre-se de que o paciente pode estar passando por um período muito complicado.
5. Pós-consulta
Muitos profissionais esquecem desta etapa e pressupõem que o cliente simplesmente voltará. Hoje, porém, existem inúmeras opções e muita concorrência. Por isso, criar uma relação de fidelidade é uma prática que fará seu consultório estar sempre em destaque.
Com a ajuda da sua equipe, ou de softwares específicos, você pode manter contato com seus clientes para checar sua saúde periodicamente e agendar novas consultas. Mas cuidado: não adianta fornecer seu WhatsApp ou redes sociais se você não vai responder às mensagens.
6. Tecnologia
Atualmente, existem softwares que podem agilizar as mais diversas etapas das suas consultas. Desde o agendamento até o arquivamento do histórico de pacientes podem ser resolvidos com poucos cliques. Pesquise as melhores soluções para o tamanho do seu negócio.
Com a pandemia de covid-19, as consultas de telemedicina se popularizaram muito rapidamente. Hoje existe um grande mercado para profissionais que se destaquem neste tipo de atendimento.
Fonte: Cognitivo, Meu Consultório, Dietbox, Medilab, Vitta, Conexão.