Saiba quais são as práticas que garantem um bom atendimento e fidelização
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Garantir um bom atendimento a um paciente não é só uma forma de fidelizar um cliente, mas também uma maneira de expandir a clientela. Uma pessoa bem atendida poderá voltar, mas uma pessoa que tenha sua expectativa excedida durante uma consulta certamente indicará o profissional para muitas mais.
Algumas mudanças no atendimento podem fazer com que a experiência de seu cliente durante uma consulta seja extremamente agradável. Para isso, toda a jornada do paciente deve ser considerada, desde o agendamento, a recepção, a espera, a consulta e o pós-consulta.
Os motivos que levam uma pessoa a procurar um serviço de saúde nem sempre são dos melhores. Portanto, é importante que sua equipe esteja preparada para lidar com situações com pessoas nervosas e estressadas, sem perder a calma. Invista em profissionais de qualidade e com experiência, que saibam reagir bem em diversas situações e manter o bom funcionamento da sua clínica.
Atualmente, não basta mais saber lidar bem com o telefone, é preciso ter pessoas preparadas para lidar com as novas tecnologias de comunicação e as redes sociais.
Aqui é importante aprofundar a dica acima. Além de um bom atendimento, a recepção é a hora em que é preciso começar a coletar dados importantes para a consulta.
Como situações delicadas podem acontecer, é importante que sua equipe seja eficiente e que informações consistentes sejam passadas aos pacientes. Portanto, invista em treinamentos e garanta que o atendimento seja uniforme e bem-feito.
Garanta que a sala de espera seja funcional e confortável. Uma boa iluminação, bons móveis (principalmente cadeiras, sofás e poltronas) e espaço suficiente para atender a demanda são imprescindíveis. Como na área da saúde situações imprevisíveis e emergenciais são comuns, é importante ter algumas opções de lazer e passatempo, como televisão, revistas atualizadas e Wi-Fi disponíveis para os clientes.
Acima de tudo: a higiene deve ser impecável. Independentemente do seu ramo de atuação, higiene é a marca da preocupação com a saúde.
Este é o principal momento de uma visita do cliente, portanto deve-se ter uma atenção especial. Apesar da possibilidade de o profissional estar sobrecarregado e cansado, é preciso mostrar para o paciente que aquele é o momento dele. Começar a consulta com um sorriso e chamar o paciente pelo nome são pequenos gestos que podem fazê-lo ficar mais satisfeito. Tomar alguns minutos para se familiarizar ou relembrar o histórico do paciente antes da consulta também é um importante diferencial.
Algumas situações de alteração do cliente, ou do atendimento de pessoas mais difíceis podem ocorrer. É importante manter a calma e não se exaltar, lembre-se de que o paciente pode estar passando por um período muito complicado.
Muitos profissionais esquecem desta etapa e pressupõem que o cliente simplesmente voltará. Hoje, porém, existem inúmeras opções e muita concorrência. Por isso, criar uma relação de fidelidade é uma prática que fará seu consultório estar sempre em destaque.
Com a ajuda da sua equipe, ou de softwares específicos, você pode manter contato com seus clientes para checar sua saúde periodicamente e agendar novas consultas. Mas cuidado: não adianta fornecer seu WhatsApp ou redes sociais se você não vai responder às mensagens.
Atualmente, existem softwares que podem agilizar as mais diversas etapas das suas consultas. Desde o agendamento até o arquivamento do histórico de pacientes podem ser resolvidos com poucos cliques. Pesquise as melhores soluções para o tamanho do seu negócio.
Com a pandemia de covid-19, as consultas de telemedicina se popularizaram muito rapidamente. Hoje existe um grande mercado para profissionais que se destaquem neste tipo de atendimento.
Fonte: Cognitivo, Meu Consultório, Dietbox, Medilab, Vitta, Conexão.