Ícone do site Summit Saúde Estadão

Prontuário eletrônico: otimizando acesso às informações médicas

Medicine doctor touching electronic medical record on tablet. DNA. Digital healthcare and network connection on hologram modern virtual screen interface, medical technology and futuristic concept.

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

A evolução tecnológica é algo que interfere diretamente na Medicina. Vacinas, formas de cirurgia e tratamentos novos são consequência dessa modernização. Entretanto, ela também é crucial em áreas mais administrativas da saúde, permitindo a otimização dos processos e a coleta de informações dos pacientes. 

A digitalização dos dados das pessoas acontece por meio dos prontuários eletrônicos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), um prontuário é um documento com todos os dados clínicos de uma pessoa. Portanto, contém exames, imagens, anotações e outros tipos de documento importantes sobre a saúde do paciente.

Além disso, o prontuário descreve todo o caminho de atendimento. Segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), as principais informações são: a identificação do paciente, o histórico de sintomas descritos no começo da consulta, o exame físico, as hipóteses, os diagnósticos e os tratamentos efetuados. 

Fácil acesso às informações do paciente facilitam o trabalho dos médicos e a escolha de tratamentos. (Fonte: Shutterstock/Tero Vesalainen/Reprodução)

O que é o prontuário eletrônico?

A versão tecnológica dele pode ser dividida em Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A principal diferença entre ambos é o alcance e a integração da informação que contém. O PEC está presente em todo o Sistema Público de Saúde (SUS). 

Por outro lado, o PEP funciona de maneira integrada, juntando as informações presentes nos sistemas privado e público de saúde. É uma tecnologia importante para unificar o acesso aos dados que, graças à inovação, podem ser acessados digitalmente pelo SUS, clínicas e hospitais privados. 

Entre as informações disponibilizadas estão: 

A digitalização do prontuário também permite uma integração entre as especialidades de uma clínica. (Fonte: Shutterstock/metamorworks/Reprodução)

Vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente 

O PEP otimiza e moderniza o acesso dos profissionais da Saúde ao histórico e às informações do paciente. No prontuário, como foi dito, há informações médicas essenciais da pessoa, mas esteve por muito tempo feito em papel, um material de difícil armazenamento e grande fragilidade. 

Com a evolução da tecnologia, o PEP permite a digitalização dessas informações antes guardadas em montes de papéis, facilitando o armazenamento, a disponibilização e a integração dos dados do paciente.

De acordo com o Office of the National Coordinator for Health Information Technology (ONC Data Brief), as principais vantagens geradas por essa facilidade de acessar as informações são o aumento da receita, a redução de processos burocráticos, o aperfeiçoamento de práticas médicas e também a melhoria na comunicação e no atendimento dos pacientes.

Assim, o PEP promove uma maior fidelização do paciente em uma clínica, mas, ao mesmo tempo, facilita que outros hospitais tenham acesso às informações e às anotações feitas pelo médico. A troca de informações entre instituições de saúde também facilita o atendimento e melhora os resultados dos tratamentos. 

Fonte: Totvs, Pixeon, Meu Consultório.

Sair da versão mobile