Ícone do site Summit Saúde Estadão

Humanização no atendimento público de saúde

Cada vez mais tem se falado sobre atendimento humanizado na saúde, particularmente quando se trata de partos. Entretanto, ele não deve ficar restrito à obstetrícia e precisa permear todas as áreas da saúde, em especial no serviço público.

Essa deve ser uma política que envolva toda a estrutura de acolhimento e que passe não apenas pelos médicos mas também por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, dentistas, enfim, todos aqueles que cuidarão dos pacientes.

O que é atendimento humanizado?

Pode parecer simples, mas o atendimento humanizado significa tratar as pessoas como indivíduos, reconhecendo que quem está se consultando ou em tratamento tem dúvidas, receios e opiniões que precisam ser ouvidas e levadas em consideração. Esse atendimento deve ser transversal, adotado por todas as pessoas que trabalham com saúde, independentemente de grau hierárquico, para que possa funcionar de forma correta.

Qual é a importância para o paciente?

Quando alguém busca atendimento, muitas vezes se encontra em uma situação de vulnerabilidade e fragilidade. Esses fatores, somados à questão social que impossibilita um atendimento particular, pode causar constrangimento. Um acolhimento humanizado faz com que o paciente se sinta mais confortável e confiante para conversar com os profissionais de saúde, o que ajuda o diagnóstico e um tratamento mais eficaz.

Qual é a importância para a saúde pública?

O Sistema Único de Saúde (SUS) lançou em 2003 a Política Nacional de Humanização (PNH), que busca estimular a comunicação entre gestores, profissionais e usuários do sistema. Alguns dos objetivos dessa política são a diminuição de filas e do tempo de espera para o atendimento, que a consulta seja acolhedora e decidida através de critérios de risco, que garanta os direitos dos pacientes e valorize o trabalho na saúde.

O que é um ambiente humanizado?

Não apenas o acolhimento, mas também as unidades de saúde, os consultórios e hospitais precisam passar por essa transformação. Isso significa a criação de espaços confortáveis, ambientes que priorizem a privacidade dos pacientes e nos quais os profissionais possam trabalhar de forma apropriada. Tanto os usuários do sistema de saúde quanto os trabalhadores precisam sentir que estão em uma estrutura própria e digna.

Como aplicar?

Confira algumas dicas para a aplicação do atendimento humanizado.

O acolhimento humanizado é um objetivo que precisa ser trabalhado para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de todos, além de propiciar maior eficácia do sistema de saúde.

Curtiu o assunto? Saiba mais sobre inovação e diferentes tecnologias aplicadas à medicina; clique aqui.

Fontes: Ministério da saúde, ABRALE, Secretaria de Saúde do Ceará.

26100cookie-checkHumanização no atendimento público de saúde
Sair da versão mobile