Ícone do site Summit Saúde Estadão

Quais são os benefícios do yoga para a saúde de crianças?

O yoga trabalha o corpo e a mente de forma interligada. Através de atividades e meditação, os exercícios trazem diversos benefícios, inclusive quando aplicados em crianças. Com mais de 5 milhões de praticantes no Brasil, a técnica pode ajudar a combater o estresse nos pequenos que têm uma rotina intensa.

Além do dia a dia escolar, as crianças fazem aulas extracurriculares, praticam esportes, jogam vídeo game e têm uma vida compromissada desde pequenos. Porém, tantas obrigações podem ter um efeito negativo na qualidade de vida. E é aqui que o yoga entra.

(Fonte: Freepik)

De acordo com uma reportagem publicada pelo site Yoga Journal, a prática faz com que as crianças aprendam técnicas de saúde, relaxamento e realização interior, para que enfrentem os desafios da vida com mais facilidade e equilíbrio. O yoga também contribui com a autoestima e o desenvolvimento da consciência corporal, incentivando cooperação e compaixão, valores que são levados para a fase adulta.

Os benefícios do yoga para crianças

A prática pode ser realizada de uma a três vezes na semana. Além de ser um excelente exercício físico, traz inúmeros benefícios para os jovens praticantes, entre eles:

(Fonte: Freepik)

Como funciona o ensino de yoga para crianças?

Diferentemente da atividade voltada para adultos, o yoga para crianças precisa assumir um papel mais lúdico, estimulando os pequenos de maneira divertida e agradável. Por esse motivo, a abordagem deve ser própria para eles. Pode-se, por exemplo, fazer adaptações para deixar o momento mais leve e com cara de diversão.

Alguns dos complementos que podem ser aderidos pelos instrutores são:

Em todo o mundo, existem diversas iniciativas que visam atrair as crianças para a ciência. O programa YogaKids, criado pela professora Marsha Wenig, combina a prática com a Teoria das Múltiplas Inteligências, desenvolvida pelo professor da Harvard Graduate School of Education, Dr. Howard Gardner.

De acordo com o especialista, a metodologia descreve oito inteligências inatas: linguística, lógica, visual, musical, cinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Segundo essa técnica, a criança deve estimulada a desenvolver cada um desses pontos.

O YogaKids é feito a partir da integração de narrativas, jogos, música, linguagem e demais artes que envolvam a criança por completo. “Empregamos lições de ecologia, anatomia, nutrição e vida, que ecoam princípios iogues de interdependência, unidade e diversão. Acima de tudo, nosso programa envolve toda a mente, o corpo e o espírito de uma maneira que honra todas as maneiras pelas quais as crianças aprendem”, disse Wenig em reportagem publicada no Yoga Journal.

Fontes: Yoga Journal, Awebic.

Sair da versão mobile