Ícone do site Summit Saúde Estadão

Medicina robótica é o futuro do setor da saúde?

Operating room Doctor or Surgeon anatomy on Advanced robotic surgery machine futuristic virtual interface, robotic surgery are precision, miniaturisation future of tomorrow healthcare and wellness

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

O uso de robôs no campo da medicina tem se tornado cada vez mais comum. Mas quais os reais benefícios do uso de tecnologias avançadas no atendimento médico-hospitalar e como esses recursos têm sido aplicados?

Um grande exemplo disso é a Ellie, uma inteligência artificial (IA) criada com financiamento do governo dos Estados Unidos para automatizar os cuidados com a saúde mental no país. 

Além de ser capaz de reconhecer mais de 60 sinais humanos não verbais e propor temas de reflexão sobre a vida de seus pacientes, esse robô demonstra o que podemos esperar para o futuro da medicina nos próximos anos.

Robótica na medicina

Uso de robôs na medicina pode crescer 30% ao ano, diz a Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL). (Fonte: Shutterstock)

Cerca de 6 mil brasileiros foram operados com o auxílio da robótica apenas em 2017, segundo os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil). Na época, a entidade chegou a declarar que a expectativa de crescimento desse tipo de prática poderia chegar em 30% ao ano.

Apesar de ainda existir uma preferência pela utilização de profissionais qualificados em procedimentos cirúrgicos, os especialistas conseguem desfrutar da possibilidade de contar com a ajuda de uma tecnologia de última geração para realizarem suas atividades.

Porém, a introdução de novas ferramentas não necessariamente significa a substituição desses seres humanos. O uso de dispositivos robóticos em cirurgias requer que esses mesmos profissionais estejam aptos a operar um braço mecânico que funcionará como uma extensão da mão do cirurgião.

Nesses casos, a utilização de robôs evita que ocorra os tremores característicos das mãos dos humanos e permite o acesso a áreas mais restritas do corpo ao executar movimentos milimétricos com menores chances de erro. Atualmente, a urologia, a ginecologia e alguns tipos de cirurgia torácica e abdominal são os setores da saúde que mais fazem uso desses recursos.

Vantagens no uso de robôs

Robôs permitem execução de movimentos minuciosos em cirurgias. (Fonte: Shutterstock)

Além de ajudar no aumento da capacidade técnica dos profissionais da saúde, a implementação de robôs na medicina oferece diversas vantagens para a área. Desde o uso de simulações computadorizadas até a criação de chatbots que automatizam boa parte do atendimento de pacientes, o dia a dia nas clínicas e hospitais se tornou mais versátil e pronto para oferecer a melhor experiência para os seus clientes.

Outras vantagens importantes fornecidas por esses recursos são:

Tecnologia e saúde se tornaram importantes aliadas sobretudo durante a pandemia, que acelerou a necessidade humana de desenvolver técnicas profissionais que permitissem o isolamento social e diminuíssem a propagação da covid-19. Por isso, o setor vive em um constante estado de adaptação e vêm aprendendo a lidar com todos os benefícios que a automação de processos pode trazer.

A tendência é que a tecnologia siga se expandindo nos próximos anos. Segundo a SOBRACIL, atualmente existem cerca de 50 robôs para a prática de procedimentos cirúrgicos no Brasil — em comparação, esse número era de apenas três máquinas em 2008. 

Não perca nenhuma novidade sobre a área da saúde no Brasil e no mundo. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Ware Line, The Guardian, Hospital Sírio Libanês, Rede D’Or São Luiz, SOBRACIL.

99050cookie-checkMedicina robótica é o futuro do setor da saúde?
Sair da versão mobile