Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Uma soneca depois do almoço ou em outras horas do dia é um hábito adotado por muita gente na tentativa de “recarregar as baterias” e continuar ativo para tarefas cotidianas. Pessoas em grupos de diferentes idades, em especial crianças e idosos, geralmente precisam de mais sonecas do que outras.
No entanto, os cientistas do sono alertam que o cochilo deve ser feito com cautela para garantir efeitos benéficos à saúde. Do contrário, o cochilo pode fazer mal. Dormir períodos curtos de forma inadequada pode provocar preguiça, enxaqueca e deixar o raciocínio mais lento.
O recurso não pode ser utilizado para suprir a privação do sono durante a noite. Além de não propiciar uma devida reparação, a soneca descuidada pode causar mais insônia, e ainda, sonolência e cansaço ao longo do dia seguinte, tendo o efeito inverso ao desejado.
O tempo certo de um cochilo
A duração ideal do cochilo, no entanto, pode variar de pessoa para pessoa, mas a maioria dos profissionais concorda que cochilos mais curtos são melhores se o objetivo de uma pessoa é acordar se sentindo revigorado e alerta.
A Sleep Foundation dos EUA recomenda uma soneca de 20 minutos. Isso não significa que cochilos mais longos não sejam bem-vindos. Um estudo realizado por cientistas da Alemanha, Canadá e Tunísia, publicado na revista Physiology & Behavior, aponta que sonecas de 25, 35 e até 45 minutos reduziram significativamente os sinais de estresse e fadiga em homens fisicamente ativos. Também melhorou sua atenção e desempenho físico.
Inscreva-se agora para o mais relevante evento de saúde do Brasil. É online e gratuito!
Entretanto, os cientistas concordam que sonecas mais longas podem ser prejudiciais. Cochilos de mais de 60 minutos estão associados a um risco 30% maior de morte por todas as causas e aumento de 34% na probabilidade de doença cardiovascular em comparação com a ausência de sonecas, aponta um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Benefícios da soneca
O impulso homeostático do sono é o termo técnico para a sensação de pressão para dormir. Quando acordamos de uma boa noite de sono, o impulso de sono homeostático está baixo. A pressão aumenta lentamente ao longo do dia até a hora de dormir, quando sentimos sono. Dormir à noite diminui a pressão do sono e o ciclo recomeça no dia seguinte.
Cochilar durante o dia diminui o impulso homeostático do sono, o que pode nos ajudar a nos sentirmos mais acordados e a ter um melhor desempenho. Como resultado, cochilar traz benefícios como:
- redução da sonolência;
- melhoria do aprendizado;
- auxilia a formação da memória;
- regula emoções.
Como cochilar de forma saudável
Além do tempo correto, cochilar de forma saudável envolve uma série de ações de cuidado com o sono. Confira as recomendações da Sleep Foundation:
- A duração ideal de um cochilo é de cerca de 15 a 30 minutos, tempo suficiente para descansar sem entrar em sono profundo e sentir o torpor associado.
- A chave para praticamente todo sono saudável é a regularidade. Você deve tentar tirar uma soneca todos os dias, inclusive nos dias em que não está trabalhando.
- Você deve tentar não cochilar depois das 15h. Cochilos tardios podem atrapalhar sua rotina de sono e tornar mais difícil conseguir dormir.
- Escolha um local o mais silencioso, tranquilo e escuro possível e torne-o fisicamente confortável o suficiente para relaxar.
Fonte: Physiology & Behavior, Sleep Foundation, Sleep, Medical News Today, Sociedade Europeia de Cardiologia.