Ícone do site Summit Saúde Estadão

É necessário tomar 8 copos de água por dia?

Young African American woman with beautiful body drinks fresh clean water after fitness workout standing in the home kitchen healthy lifestyle

Beber oito copos de água por dia é o ideal para suprir as necessidades de hidratação do corpo humano, certo? A história não é bem assim, de acordo com um novo estudo publicado na Science, em novembro, que questiona a sugestão frequentemente encontrada em guias para uma vida saudável.

De acordo com o professor John Speakman, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, a ingestão equivalente a 2 litros de água é exagerada para a maioria das pessoas. Ele integrou a equipe com mais de 90 pesquisadores para realizar um dos estudos mais completos sobre o tema.

Para chegar a essa conclusão, o grupo avaliou o consumo de 5.604 pessoas com idades entre 8 dias e 96 anos em 23 países. Para acompanhar a ingestão e a perda de líquidos dos participantes, eles distribuíram um copo de água no qual o deutério, um inofensivo isótopo estável de hidrogênio, substituiu alguns átomos de hidrogênio.

Consumo exagerado do líquido pode se tornar problema ambiental. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

O método permitiu descobrir a rapidez com que o líquido se renova no organismo por meio da taxa de eliminação do deutério extra. A abordagem revelou que a rotatividade da bebida depende da idade, do gênero, do condicionamento físico, do ambiente e até do índice de desenvolvimento humano (IDH).

Fatores que influenciam o consumo

Os resultados mostraram que o clima quente e úmido e grandes altitudes levaram a maior rotatividade hídrica; ou seja, quem vive em locais com essas características tem tendência a consumir mais água. O mesmo vale para gestantes, lactantes e atletas.

Porém, o gasto energético foi o principal fator, com os maiores valores aparecendo em homens de 20 anos a 35 anos, cujo volume médio chegou a 4,2 litros por dia e diminuiu para 2,5 litros na faixa dos 90 anos. Nas mulheres, os valores foram de 3,3 litros e 2,5 litros, respectivamente, ressaltando que a renovação do líquido não representa a necessidade de consumo.

Os atletas precisam consumir mais água. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Além desses fatores, os pesquisadores lembraram que a água dos alimentos consumidos não é levada em conta ao estimar as necessidades diárias de hidratação. Segundo Yosuke Yamada, chefe do Instituto Nacional de Inovação Biomédica, Saúde e Nutrição do Japão, trata-se de uma quantidade considerável da ingestão total.

“Se você comer apenas pão, bacon e ovos, não obterá muita água dos alimentos. Mas se comer carne, legumes, peixe, macarrão e arroz, poderá obter dos alimentos cerca de 50% das necessidades de água”, ressaltou o coautor do artigo.

Qual é a quantidade ideal para ingestão diária?

Com base nos dados do estudo, os cientistas acreditam que beber de 1,5 litro a 1,8 litro por dia seja o suficiente para boa parte das pessoas. Em entrevista ao The Guardian, eles também comentaram a popular recomendação de tomar oito copos de água diariamente.

Leia também:

Yamada disse que os pesquisadores não têm certeza da origem da sugestão, mas confirmou que ela não tem nenhum embasamento científico. Para Speakman, o melhor é ignorar a ideia de consumir 2 litros de água a cada 24 horas e “atender ao que o corpo pede”.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião de nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: The Guardian, Science

Sair da versão mobile