Getty Images
Para os pais que não desejam esperar muito para descobrir o sexo do bebê, o exame de sexagem fetal é um método seguro e não invasivo.
Getty Images
A descoberta do sexo do bebê durante a gravidez é uma escolha feita pelos pais e pode ajudá-los a se prepararem de modo emocional e físico para a chegada do novo membro da família. Afinal, permite definir o nome, a decoração do quarto e a compra de roupas e acessórios.
Getty Images
O exame de sexagem fetal é realizado no início da gestação para descobrir o sexo do bebê. Com base na análise do material genético no sangue materno, é possível identificar a existência de cromossomos Y no feto. Caso estejam presentes, o teste indica que a criança é um menino; já a ausência indica uma menina.
Getty Images
Os índices de acerto dos resultados do exame de sexagem fetal chegam a 99%, uma taxa superior à do ultrassom morfológico. O teste pode indicar o sexo de gêmeos bivitelinos, mas com uma exatidão menor. A determinação do sexo do feto é mais precisa a partir do final do primeiro trimestre.
Getty Images
O exame de sexagem fetal custa a partir de R$ 140 nos laboratórios. O teste não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nem coberto pela maioria dos convênios, mas alguns planos de saúde podem disponibilizar o exame de forma adicional.