Comemorado anualmente em 10 de julho, o Dia da Saúde Ocular foi criado para conscientizar a população da importância dos cuidados com os olhos. Algumas medidas simples são capazes de prevenir doenças que, se não tratadas, podem resultar na perda da visão.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam deficiência visual em todo o mundo. Desse total, 1 bilhão de indivíduos têm algum tipo de enfermidade que poderia ter sido evitada ou ainda não tratada, ressaltando o valor da informação.
A seguir, confira 7 cuidados necessários para manter a saúde dos olhos e prevenir conjuntivite aguda, glaucoma, catarata, ceratocone e outras doenças.
1. Evite coçar os olhos
Coçar os olhos pode parecer inofensivo, mas o hábito aumenta as chances de comprometer estruturas responsáveis pela manutenção da visão saudável, como as fibras da córnea, propiciando o desenvolvimento de ceratocone. Além disso, colabora para a proliferação de bactérias, o aumento do grau e o descolamento de retina.
2. Óculos e lentes de contato somente com prescrição médica
Usar óculos com grau errado não resolve o problema e causa incômodo, enquanto a utilização de lentes sem prescrição é ainda mais perigosa, elevando os riscos de infecções, cicatrizes na córnea e até perda da visão. Por isso, escolha o produto seguindo a receita de um oftalmologista.
3. Use óculos escuros com filtro UV
Lesões na retina e catarata são alguns dos problemas causados pelos raios ultravioleta (UV). Sendo assim, é recomendável usar óculos escuros em dias de sol forte e claridade excessiva ao fazer atividades em áreas abertas, escolhendo modelos com filtros UV para proteger a visão da ação prejudicial dos raios solares.
4. Não compartilhe produtos de maquiagem
A maquiagem não causa cegueira, mas pode trazer prejuízos à saúde ocular provocando alergia, conjuntivite e outros problemas. Para preveni-los, evite usar produtos emprestados. Além disso, limpe o rosto por completo no fim do dia e observe a data de validade dos cosméticos.
5. Não se esqueça dos óculos de proteção
Vai realizar alguma atividade que coloque os olhos em risco? Não deixe de usar os óculos de proteção para evitar o contato com diferentes tipos de micróbios, substâncias perigosas, partículas volantes e farpas, bem como o impacto de objetos.
6. Mantenha os olhos sempre limpos
Realizar a higiene dos olhos frequentemente pode evitar terçol, blefarite e olho seco, entre outros problemas. Para tanto, use água limpa na área externa ou soluções próprias para essa limpeza. Já a parte interna deve ser lavada apenas se exposta a agentes tóxicos — se necessitar de colírio, use o produto indicado para seu caso.
Leia também:
- Glaucoma: o que é e quais são os sintomas?
- Ceratocone: por que coçar os olhos pode causar a doença?
- Conjuntivite: conheça os sintomas, tipos e tratamentos
7. Vá ao oftalmologista periodicamente
O principal cuidado com a saúde ocular é a ida periódica ao oftalmologista, para fazer exames preventivos. Pessoas com mais de 40 anos devem realizar exames anualmente, no mínimo.
Fontes: Governo Federal, Ministério da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, Instituto Optométrico