Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
A hemorroida causa inflamação e inchaço nas veias da região anal, provocando desconforto e dor nos pacientes acometidos pela doença. A condição pode ser caracterizada como interna — quando ocorre apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto — ou externa, quando atinge a abertura anal e a parte de fora do ânus.
Principais causas
Hemorroidas acontecem quando veias do intestino, que têm o movimento natural de dilatação e retração, sofrem determinados tipos de pressão. A compressão dificulta a drenagem de sangue na região e faz que as veias percam a capacidade de voltar ao seu estado natural.
Sendo assim, as principais causas das hemorroidas são intestino preso, fezes endurecidas, diarreia crônica, infecções anais, dieta pobre em fibras e, em alguns casos, a gravidez.
Sintomas
Os sintomas das hemorroidas podem variar conforme o grau da doença. Mas, na maioria dos casos, os pacientes se queixam de:
- dor anal, principalmente quando estão sentados;
- observar sangue no papel higiênico;
- dor ao evacuar;
- nódulos sensíveis próximos ao ânus;
- inchaço na região.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico das hemorroidas é feito por meio da análise da região anal e do reto do paciente. Para resultados mais específicos, o médico pode solicitar exames como sigmoidoscopia, anuscopia e proctoscopia.
Leia também:
- Probióticos: o que são e quais são os benefícios para a saúde?
- Apendicite: veja as causas, como tratar e identificar a doença
- O que causa a intolerância à lactose?
Contudo, em situações mais graves, o tratamento para hemorroidas demanda intervenções mais complexas, veja algumas:
- uso de injeções — alguns médicos podem optar pelo uso de injeções nas veias impactadas para tentar diminuí-las;
- coagulação infravermelha — consiste na aplicação de luz infravermelha, por meio de uma pequena sonda, reduzindo o tamanho dos vasos sanguíneos da região que costumam causar dor;
- procedimentos cirúrgicos — as duas opções mais recomendadas são a ligadura elástica e a hemorroidectomia. Na primeira opção, elásticos são amarrados nas veias inchadas, cortam a circulação entre elas e, por consequência, causam o seu descolamento do corpo. Na segunda opção, as veias impactadas são retiradas por meio de bisturis elétricos.
Riscos dos tratamentos caseiros
É bastante comum que as pessoas tentem tratar as hemorroidas com opções caseiras, como banhos de assento com castanha-da-índia, aloe vera, Hamamelis virginiana ou Vaccinium myrtillus, o mirtilo.
Entretanto, essas alternativas não devem ser testadas sem uma conversa prévia com um médico, pois muitas plantas podem causar reações alérgicas graves, piorando o quadro clínico do paciente.
Quer saber mais? Confira a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em Saúde.
Fonte: Minha Vida, Clínica Forster, BVSMS, Drauzio Varella, Tua saúde, Medicina UFMG