Junção de saúde (health) e tecnologia (tech), as healthtechs são startups que oferecem soluções tecnológicas para a área da Saúde, visando atender a necessidades diversas dos setores público e privado. No Brasil, a maioria dessas empresas é dedicada à gestão de clínicas, hospitais e laboratórios (28,4%), como aponta o relatório de 2022 da consultoria em inovação Distrito.
Segundo o Distrito Healthtech Report 2022, também se destacam as startups voltadas ao acesso à saúde (12,46%), como as de seguro, de planos de saúde e de marketplace de profissionais. Inclusive, estas são as áreas que se sobressaem na atração de investimentos, totalizando US$ 992,6 milhões no setor de healthtechs desde 2017.
Recentemente, startups dedicadas à telemedicina também têm-se destacado na atração de recursos. Representando 11,96% do mercado brasileiro de healthtechs, são empresas que passaram a ser vistas “com outros olhos” durante a pandemia de covid-19, passando por avanços regulatórios e promovendo novas experiências a profissionais e a pacientes.
Quais são as healthtechs no Brasil?
São 1.023 healthtechs no Brasil, segundo mapeamento do Distrito em 2022. O setor é relativamente recente, com mais de 60% das empresas criadas desde 2016. Com investimentos milionários crescentes, as healthtechs adquirem cada vez mais espaço no mercado. Exemplos de empresas que têm captado a atenção de investidores incluem:
- Alice, empresa em São Paulo que se define como mais do que um plano de saúde, individual ou empresarial, e promete acompanhar os clientes de forma humana e personalizada.
- Bionexo, startup do setor de gestão que intermedeia relações entre fornecedores e compradores, desenvolvendo soluções para o mercado hospitalar.
- Memed, plataforma de prescrição digital que busca conectar médicos, pacientes e farmácias.
- Conexa Saúde, plataforma de telemedicina cuja missão é democratizar a saúde de qualidade, oferecendo também serviços de psicologia a distância e software médico a consultórios e clínicas.
- 3778, healthtech do setor de inteligência artificial e big data que foca a saúde corporativa, permitindo análises de risco e linhas de cuidado personalizadas.
O que é Bootcamp Healthtech?
O Bootcamp Healthtech é um evento de aprendizagem imersiva que possibilita a empreendedores da área aprenderem ferramentas e técnicas úteis para suas startups.
O termo “bootcamp” é utilizado para caracterizar a metodologia de aprendizagem, acelerada e intensa, que pode ser aplicado a diversas áreas — como ao mercado de startups de Saúde. Sua origem é nos treinamentos militares estadunidenses e, hoje, a palavra é comumente utilizada no campo do empreendedorismo e inovação.
No Brasil, destaca-se o Bootcamp Healthtech Barretos, que teve sua terceira edição em 2022. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Harena, centro de inovação do Hospital de Amor (anteriormente Hospital de Câncer de Barretos), o evento reúne profissionais da área para estabelecer conexões, adquirir conhecimentos e desenvolver negócios no mercado de healthtech.
Leia também:
- Como as healthtechs podem ajudar a prevenir doenças
- Prontuário eletrônico: otimizando acesso às informações médicas
- Como evitar os 5 erros mais comuns em hospitais?
Fonte: Conexa Saúde, Distrito Healthtech Report 2022, Memed, Amcham, Harena