A ansiedade pode provocar dores de cabeça, alterações respiratórias e tonturas e ainda impactar negativamente a qualidade do sono. A seguir, entenda mais do assunto.
Pexels
Os efeitos da ansiedade não são sentidos apenas em nível mental. O funcionamento do corpo também é impactado por esse sentimento. Desde desconforto físico até problemas de saúde mais sérios, como o infarto, a ansiedade pode causar uma série de consequências em nosso organismo.
Pixabay
A ansiedade desencadeia a produção contínua de hormônios como o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Isso pode gerar ganho de peso, dificuldade para dormir, alergias de pele e problemas gastrointestinais.
Quando uma pessoa está ansiosa, o corpo também libera a adrenalina, que acelera o ritmo cardíaco e aumenta a pressão arterial. Entre os sintomas de ataques de ansiedade estão as palpitações e dores no peito. Se a condição for crônica, aumenta o risco de desenvolvimento de hipertensão.
A ansiedade constante enfraquece o sistema imunológico, tornando-nos mais propensos a infecções e doenças. Os níveis cronicamente elevados de hormônios do estresse podem suprimir a produção de células imunes importantes, como linfócitos.
O sistema gastrointestinal apresenta uma forte ligação com o sistema nervoso, conhecido como eixo intestino-cérebro, e é altamente influenciado por fatores emocionais e psicológicos. A ansiedade causa sintomas como dores de estômago, náuseas, diarreia e constipação. Em casos mais graves, pode ocorrer a gastrite nervosa.
Unsplash
A ansiedade pode levar a uma tensão muscular generalizada, principalmente em pescoço, ombros, mandíbulas e costas. Essa tensão muscular crônica pode causar dores e desconfortos constantes. A pessoa pode sentir os músculos rígidos, doloridos e até mesmo desenvolver pontos de tensão.