Promover a saúde no ambiente de trabalho reduz a carga de estresse dos colaboradores e traz mais motivação para a equipe.
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O local de trabalho é, provavelmente, o ambiente mais frequentado por pessoas em idade adulta; por isso, não é uma surpresa que essa vivência pode afetar a qualidade de vida. Sendo assim, uma empresa que negligencia o bem-estar dos colaboradores pode comprometer a saúde física e mental de todos.
É o que alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), que ressalta que empregadores e gestores que investem em programas de incentivo à saúde em todas as suas maneiras não apenas percebem um bom retorno dos funcionários mas também um aumento na produtividade.
O que leva alguém a adquirir problemas de saúde mental por causa do trabalho? O assédio psicológico é um fator frequente: colaboradores que são excluídos ou humilhados pelo líder ou por colegas de equipe tendem a desenvolver problemas que diminuem a motivação e o desempenho, afetando inclusive a vida pessoal.
Ao mesmo tempo, o medo e a ameaça do desemprego são fatores muito comuns, especialmente em épocas de instabilidade econômica. O temor de não conseguir outro emprego também pode levar o colaborador a se esgotar no trabalho atual, o que é conhecido como síndrome de burnout.
Além disso, a falta de apoio e espaço para negociação também pode dificultar a vida do funcionário. Se um líder nunca está aberto para novas opiniões e o colaborador sente que não pode auxiliar no trabalho, suas tarefas começam a parecer sem sentido e a motivação cai, assim como o desempenho.
De acordo com a OMS, um ambiente de trabalho saudável é aquele em que colaboradores e gestores trabalham em comunhão para atingir metas e para melhorar o local e os relacionamentos dentro da equipe. Questões de segurança, bem-estar, saúde e comunidade devem ser tratadas com frequência, visando a uma rotina melhor para todos.
A melhora do ambiente de trabalho depende, em partes, do local em si: ter um escritório ergonômico e seguro, com uma boa iluminação e climatização não apenas aumenta a motivação dos colaboradores mas também evita lesões.
Prestar atenção no clima organizacional também é muito importante, porque possibilita que o gestor encontre problemas e os resolva com calma, sem precisar de conflitos entre colegas de trabalho. Do mesmo modo, ter uma liderança mais flexível e compreensiva, que sabe que imprevistos acontecem e que seus funcionários têm uma vida fora da empresa, é essencial.
Por fim, criar um ambiente de trabalho mais saudável depende, ainda, do cuidado com a saúde mental, principalmente de colaboradores que já apresentam problemas. Incentivar a conversa, a terapia e um cuidado holístico com a saúde é o primeiro passo para ter colaboradores mais saudáveis, motivados e produtivos.
Fontes: OMS, Nações Unidas.