A ideia é dar treinamento para os profissionais enfrentarem a pandemia de forma mais eficaz e protegerem a própria saúde
Publicidade
O Ministério da Saúde disponibilizou gratuitamente o primeiro de uma série de cursos que pretende oferecer sobre a covid-19. O treinamento, intitulado Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, foi criado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é direcionado a profissionais e estudantes da área de Saúde. O curso pode ser feito gratuitamente pela plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Ao longo das 15 horas do curso, os estudantes conferem um conteúdo bastante abrangente sobre a covid-19, desde as fases epidemiológicas da doença (casos importados, transmissões local e comunitária) até orientações sobre o isolamento social, de acordo com os protocolos defendidos pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outro ponto importante do treinamento diz respeito às definições dos casos operacionais nas unidades de saúde — suspeitos, prováveis, confirmados, descartados e excluídos —, bem como as manifestações clínicas e condições de risco para complicações nos casos de covid-19.
Além disso, o curso apresenta medidas que podem ser tomadas para prevenir novas infecções pelo novo coronavírus nas Unidades de Saúde de Família. Algo importante para que os próprios profissionais possam se proteger.
A UNA-SUS criou uma página especial para agregar os treinamentos que estão oferecendo sobre a covid-19. A ideia do Ministério da Saúde é oferecer vários cursos com orientações para auxiliar os profissionais da área da Saúde no combate à pandemia. Até a publicação deste artigo, outros dois treinamentos já estavam disponíveis na plataforma.
O treinamento Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a Covid-19 traz uma visão geral sobre os coronavírus, uma grande família de vírus que já causou outras epidemias, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). O Sars-CoV-2, causador da covid-19, é parte desse grupo.
Já no curso intitulado Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (covid-19), os profissionais podem aprender quais são as medidas que devem tomar para prevenir o surgimento de novos casos de covid-19 entre pacientes e profissionais da Saúde.
Esses dois treinamentos foram produzidos pela OMS, traduzidos para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde e estão sendo ofertados na UNA-SUS por iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília. Ambos têm cerca de cinco horas de duração e podem ser realizados gratuitamente, a distância.
Além dos cursos mais estruturados, o Ministério da Saúde também está publicando uma grande variedade de vídeos curtos e conteúdos em áudio, com orientações para as pessoas que trabalham na Saúde pública. Esses materiais englobam desde a utilização correta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), até os protocolos atualizados de manejo clínico da covid-19 na área de Atenção Primária à Saúde.
Os principais documentos publicados pelo Ministério da Saúde com relação à covid-19 também podem ser encontrados facilmente na página especial da UNA-SUS sobre o novo coronavírus. Entre eles estão cartilhas com orientações sobre saúde mental em meio à pandemia, instruções variadas sobre manejo clínico em unidades de saúde, apresentações de planos do governo no combate à covid-19, entre outros documentos.
Fonte: Ministério da Saúde eFaculdade de Medicina/UFMG.