Atendimento online personalizado e investimentos em marketing digital podem impulsionar consultórios e clínicas no mercado
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Segundo o Social Media Trends, 96,2% das empresas brasileiras possuem um perfil online, isso inclui o setor de saúde. Saber lidar com estratégias de marketing digital e de atendimento personalizado de clientes pode ser o primeiro passo para colocar uma clínica ou consultório em evidência.
Portanto, qual é a melhor metodologia para se destacar no e-commerce e aumentar sua clientela? Entenda como o omnichannel, ou “omnicanal”, tem revolucionado a forma como as empresas podem atender às necessidades de seu público-alvo.
O termo omnichannel é utilizado para denominar a estratégia de comunicação onde o usuário recebe uma experiência unificada de compra, seja por meio de plataformas online ou de forma presencial.
Isso significa criar um canal de contato com a empresa que dispõe de um atendimento personalizado. Na área da Saúde, é possível aumentar o engajamento com tópicos importantes, por exemplo o autocuidado.
Por mais que um empreendimento possua um canal de WhatsApp ou chatbot em que as pessoas recebem atendimento online e esclarecem dúvidas, a falta de integração entre essas redes pode gerar frustração no usuário e, consequentemente, desistência do serviço ao receber informações equivocadas.
Ao integrar telefone, SMS, chat e outros serviços de atendimento, as clínicas conseguem otimizar sua relação com a clientela, diminuindo custos e estabelecendo um banco de dados repleto de informações importantes sobre o sucesso do negócio.
Como o omnichannel pode aumentar as oportunidades de negócio na área da Saúde? A diversidade de canais é um atrativo para uma grande quantidade de usuários, podendo alcançar uma gama de clientes com perfis completamente diferentes com o mesmo grau de qualidade no atendimento.
Essa estratégia se baseia no uso de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) e o machine learning. Como todo o conteúdo da comunicação fica armazenado em uma plataforma unificada, o sistema consegue absorver todas as experiências e aprimorar sua forma de atuação.
Dentro do segmento de saúde, esses canais podem também ser integrados a serviços que cruzam dados e mapeiam fatores de risco. Dessa forma, é possível acelerar o diagnóstico de alguns pacientes, mapear os principais fatores de risco e planejar medidas preventivas para o futuro.
A primeira etapa que cria a base para todo o restante da operação é a escolha adequada da tecnologia utilizada. Um sistema operacional falho ou que não atende a todas as expectativas da instituição só servirá para frustrar clientes e empresários.
Certifique-se de que a empresa parceira possui os requisitos necessários para as suas demandas e transpareça confiabilidade.
A IA e o machine learning enriquecem a personalização do atendimento do usuário, mas esses recursos não poderão fazer “muita coisa” se o sistema não receber a orientação adequada em seus primeiros passos.
Se o público-alvo não se sentir confortável com a plataforma de atendimento, é pouco provável que ele dê prosseguimento ao procedimento. Foque em estabelecer os principais tópicos que precisam ser contemplados pelos chatbots.
Por fim, toda estratégia de marketing digital passa por uma equipe de suporte trabalhando nos bastidores. Cabe às empresas fornecerem o treinamento adequado para que esses profissionais estejam qualificados e aptos a exercer todas as exigências do cargo.
Esse é o setor do negócio que funcionará como a “cara” da empresa, visto que é o primeiro canal de contato do cliente com o serviço que ele procura. Dessa forma, colaboradores capacitados ajudarão na captação de clientes e expandirão a marca de uma clínica ou consultório pelo mercado.
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Fontes: Saude Business, Proxis, DCX, Shutterstock.