O SUS sofreu diversos desafios durante a crise sanitária e deve passar por mudanças para alcançar a sustentabilidade
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Nesta quarta-feira (20) aconteceu mais um dia de palestras do Estadão Summit Saúde 2021, evento online e gratuito que é considerado o maior do segmento. O painel central abordou um tema importante: os impactos das sequelas da covid-19 nos pacientes e no SUS.
Cristiane Segatto, repórter especial de saúde do Estadão, conduziu a conversa com especialistas de diversas áreas. Afinal, como lidar com todos os desafios trazidos pela pandemia?
Linamara Battistella, professora de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), apresentou uma pesquisa realizada com pacientes acometidos pela covid-19. O estudo constatou que 80% deles apresentaram algum sinal de incapacitação funcional até seis meses após a alta hospitalar.
Entre os principais sintomas, estavam dores físicas e fadiga. Esses problemas, associados a contextos sociais, econômicos e financeiros, criaram uma sobrecarga sem precedentes no sistema de saúde. O cenário foi confirmado pelo professor Carlos de Carvalho, que também leciona Medicina na USP.
É impossível definir em poucas palavras como superar as sequelas da covid-19 no País. A fisiatra Andréa Viana, do Hospital São Camilo, destacou a importância da reabilitação específica para pacientes que sofreram com os sintomas do novo coronavírus. De acordo com Carvalho, que também é diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor), deve-se ressaltar a necessidade de as áreas trabalharem em conjunto.
Se antes da pandemia a união entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas era essencial, hoje o trabalho em equipe é a única opção para garantir qualidade de vida aos pacientes.
Apesar dos grandes desafios, a palestra terminou em tom positivo diante das vitórias conquistadas até o momento contra os impactos das sequelas da covid-19 na população e no sistema de saúde.
Esse bate-papo riquíssimo e cheio de análises precisas sobre a situação de nosso país pode ser conferido na íntegra no portal do Estadão Summit Saúde 2021. Você também pode acompanhar outras palestras do evento, que é gratuito e online e acontece até 22 de outubro, tratando temas relevantes para quem se interessa pela área da Saúde. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Fonte: Estadão Summit Saúde 2021.