OMS divulga lista de exames essenciais para prevenir doenças

30 de setembro de 2019 3 mins. de leitura
O material pioneiro publicado pela Organização Mundial da Saúde é fundamental para promover a saúde e o bem-estar da população

Desde o último ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha na divulgação de uma lista de exames essenciais para prevenir doenças. O documento tem como objetivo estimular a população a buscar alternativas que evitem o diagnóstico tardio de diversos problemas de saúde. São mais de 100 testes de coleta e outros procedimentos responsáveis por verificar as condições gerais do organismo e identificar qualquer mal antecipadamente, aumentando as possibilidades de tratamento.

Informações sobre a lista da OMS

O material aponta as soluções mais eficazes para o tratamento dos males, priorizando a saúde e o bem-estar da população, e lista 115 exames essenciais que podem identificar desde doenças comuns até casos mais graves, como câncer. Outros tipos de problemas que o material visa prevenir incluem diabetes, HIV, tuberculose, malária, HPV e sífilis — dessa forma, o método abrange soluções completas.

Representantes do órgão já declararam que o principal objetivo da lista é oferecer uma ferramenta útil, capaz de ser utilizada em vários países e que promova um diagnóstico eficiente e preventivo. A opção tem se mostrado a melhor resposta para pacientes que acabam não recebendo um tratamento de saúde adequado devido à falta de acesso a serviços de diagnóstico. Assim sendo, a maioria dos testes se baseia em coleta in vitro, de sangue e de urina, materiais que são imprescindíveis para identificar vários problemas.

Perspectivas para o futuro

A tendência é que nos próximos anos a lista da OMS aumente, pois o objetivo do órgão é continuar trabalhando de forma significativa para oferecer mais qualidade de vida para a população, sobretudo para pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Dessa forma, é importante que haja um acesso cada vez maior a essa relação de exames, pois assim será possível trabalhar no controle e na erradicação de doenças.

Essa é uma ferramenta poderosa para auxiliar a vencer os desafios globais da saúde que a OMS enfrenta. Conforme a implementação dos exames é realizada com sucesso, novos progressos são alcançados, e isso facilita todo o processo de promoção de saúde e bem-estar, incluindo tratamentos preventivos, medicamentos e outras ações de igual importância para cidadãos de todo o planeta.

Curtiu o assunto? Saiba mais sobre inovação e diferentes tecnologias aplicadas à medicina; clique aqui.

Fontes: Nações Unidas, SBPC.

Gostou? Compartilhe!