Profissional atua em farmácias, indústrias e no desenvolvimento de produtos

O farmacêutico é um profissional extremamente importante para a sociedade, principalmente para a área da saúde. Esse especialista tem formação e conhecimento para trabalhar em drogarias de diversos segmentos, como hospitais públicos e privados, clínicas, postos de saúde e empresas particulares. Além disso, é capacitado para atuar em três grandes frentes: fármaco e medicamento; análises clínicas e toxicológicas; e alimentos.

Áreas de atuação do farmacêutico

A graduação em Farmácia tem duração de quatro anos e forma profissionais aptos para promover o acesso à saúde e garantir a administração correta de medicamentos. Quem completa o curso tem inúmeras possibilidades na carreira, todas elas de grande relevância para o segmento. Veja algumas das principais áreas de atuação do farmacêutico.

Drogarias

analgésico, antibiótico, cápsula
(Fonte: Pexels)

Na sua jornada de trabalho em uma drogaria, o farmacêutico garante o bem-estar e a segurança do paciente, sendo responsável por fazer a administração de remédios de uso recorrente e de indicação médica, como analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e fitoterápicos. Também faz a correta interpretação de receitas médicas, indicando qual é o medicamento correto a partir de sua formulação.

Por ser um dos profissionais da área da saúde que tem um contato mais próximo com o paciente, o farmacêutico também tem como característica o atendimento ao cliente, fornecendo todo o suporte e esclarecimento de dúvidas a respeito do tratamento de enfermidades. Faz, ainda, recomendações sobre o uso dos medicamentos, a dosagem, os efeitos colaterais e indica qual fabricante oferece o melhor custo-benefício.

Análises clínicas e toxicológicas

Na área de análises clínicas e toxicológicas, o profissional atua em laboratórios e tem como tarefa a realização e o acompanhamento de exames. Outra vertente desse ramo são o controle e a identificação de ingredientes, sendo responsável por identificar substâncias em alimentos, produtos ou ambientes que possam gerar sintomas adversos no organismo.

Indústrias

A carreira na indústria de alimentos e bebidas abre diversas oportunidades de trabalho para o especialista. Seu dia a dia é composto por atividades relacionadas a controle de qualidade microbiológica, físico-química e sensorial. O farmacêutico também pode se encarregar de desenvolver novos produtos, medicamentos e ingredientes através de pesquisas.

No caso de remédios, são diversas as etapas para que um novo produto seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e chegue às gôndolas. Por isso, na fase de desenvolvimento, são realizados testes e investigações para confirmar a qualidade e eficácia do medicamento, principalmente em sua formulação.

(Fonte: Shutterstock)

Independentemente do ramo de atuação, o farmacêutico tem grande importância para a promoção da saúde. Segundo estatísticas do Conselho Federal das Farmácias, são cerca de 221.258 profissionais inscritos nos conselhos regionais do Brasil. Esses especialistas são capacitados para supervisionar e orientar todo o processo de compra e venda de produtos em drogarias, estabelecendo critérios éticos e promovendo o bem-estar de colaboradores e de clientes.

Fontes: Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amapá, Anvisa, Conselho Federal de Farmácias, Pfarma.