Estratégia de testagem em grupo é de baixo custo e sustentável
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
A realização de testes coletivos para covid-19 é uma estratégia que vem sendo adotada para ampliar a capacidade de diagnóstico contra a doença.
O método de agrupamento tradicional de Dorfman (DS), também conhecido como testes em pool, combina várias amostras em um único exame. Caso o resultado seja negativo, todos os indivíduos estão livres do novo coronavírus. Entretanto, se o resultado for positivo, é necessário submeter todas as amostras do grupo a novos testes, o que demanda mais tempo e reagentes.
Para superar essa dificuldade, pesquisadores da University of Manchester, na Inglaterra, desenvolveram uma abordagem que permite a mesma amostra ser testada em vários agrupamentos de forma simultânea, reduzindo o tempo de diagnóstico.
Os pesquisadores utilizaram materiais supostamente contaminados pelo Sars-CoV-2 separados em dois agrupamentos – cada um contendo 14 amostras negativas e uma amostra positiva.
O algoritmo então assume inicialmente que cada amostra é positiva. Em seguida, tenta refutar a suposição buscando uma fonte na qual a amostra tenha sido negativa, enquanto as indeterminadas são testadas novamente.
As matrizes de agrupamento foram geradas para 700, 350 e 250 amostras, sendo que cada uma foi atribuída a 2, 4 e 5 fontes, respectivamente. Elas também foram analisadas em um esquema tradicional de pool.
A eficácia de cada matriz foi testada em diferentes níveis de prevalência do novo coronavírus em 0,1%, 3%, 7% e 10% da população. Todas as matrizes tiveram um bom desempenho em níveis baixos.
Em simulações de níveis de prevalência de baixo a médio (0,1% a 3%), nível esperado em uma população de profissionais da Saúde assintomáticos, foram exigidos menos refação de testes quando comparado ao método de agrupamento tradicional de Dorfman (DS).
Os pesquisadores afirmam que a abordagem é sustentável, de baixo custo e que pode salvar vidas, sendo de grande relevância para a criação de outras formas de triagem do novo coronavírus. Para facilitar o acesso à descoberta, as matrizes e o sistema para decodificar os resultados estão disponíveis gratuitamente nesse site.
Fonte: Eureka Alert, The Journal of Molecular Diagnostics.