Como a acupuntura é usada para tratar diferentes doenças?

15 de janeiro de 2020 3 mins. de leitura
saiba como funciona a terapia com agulhas e quais benefícios ela oferece à saúde

A acupuntura é uma terapia feita com agulhas inseridas em pontos específicos do corpo. A prática auxilia o tratamento de diversos tipos de doenças, como distúrbios digestivos, respiratórios ou neurológicos. É um tipo de medicina tradicional chinesa que surgiu há mais de 2 mil anos, mas só foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil como uma especialidade médica em 1995.

As agulhas são capazes de minimizar dores e tratar doenças a partir da estimulação dos meridianos ou “canais de energia”. Consequentemente, a energia volta a fluir pelo corpo harmoniosamente, de um ponto a outro, atingindo terminações nervosas ligadas a importantes órgãos e vísceras.

Qualquer pessoa pode realizar um tratamento com acupuntura, independentemente da idade, mas é preciso se atentar ao profissional que irá realizar a prática, sendo necessário que o especialista tenha realizado um curso de formação na área.

(Fonte: Shutterstock)

Em 2006, o Ministério da Saúde passou a oferecer tratamentos com acupuntura através do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecidos como Prática Integrativa e Complementar (PIC), reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A indicação do tratamento no SUS ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas unidades hospitalares e nos centros especializados. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de estabelecimentos que realizam a prática aumentou 13% entre 2017 e 2018.

Benefícios

A acupuntura pode ser usada para tratamentos de gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo. Além disso, ajuda a minimizar distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse.

A prática também pode ser uma grande aliada em casos de doenças mais graves, como câncer, desde que seja realizada em conjunto com outros tratamentos e acompanhada por um médico especialista. Nesses casos, a acupuntura é utilizada para reduzir dores, estresse e outros sintomas físicos.

Como funciona a sessão

(Fonte: Shutterstock)

No início da sessão, o profissional conversa com o paciente para entender quais são os problemas e suas possíveis causas. Depois disso são definidos os pontos específicos em que as agulhas serão inseridas.

A aplicação pode levar de 15 minutos a 25 minutos. Após o término da sessão, os pacientes normalmente se sentem mais relaxados ou enérgicos. As agulhas nunca devem ser reutilizadas, para evitar contaminações e infecções.

Curtiu o assunto? Saiba mais sobre inovação e diferentes tecnologias aplicadas à medicina; clique aqui.

Fontes: Ministério da Saúde, Unimed.

Gostou? Compartilhe!