Como a tecnologia pode ser aliada da saúde mental?

21 de outubro de 2021 3 mins. de leitura
A dificuldade para aceitar a necessidade de um acompanhamento psicológico pode ser um empecilho no tratamento e bem-estar de pessoas

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

O último painel, do quarto dia do Estadão Summit Saúde 2021, debateu como as novas tecnologias têm ajudado as pessoas a procurar ajuda e aceitar o tratamento de transtornos psicológicos. Com o oferecimento da Care Plus, o painel desta quinta-feira (21) contou com a mediação de Rita Lisauskas, jornalista do Estadão.

O evento, que acontece de forma online totalmente gratuita, é o maior da área da Saúde no Brasil e não poderia deixar de falar desse aspecto tão importante para o bem-estar das pessoas. 

O teleatendimento acelerado pela pandemia

O teleatendimento possibilitou a continuidade do tratamento de pacientes com distúrbios mentais durante a pandemia. (Fonte: Estadão Summit Saúde 2021/Reprodução)
O teleatendimento possibilitou a continuidade do tratamento de pacientes com distúrbios mentais durante a pandemia. (Fonte: Estadão Summit Saúde 2021/Reprodução)

A telemedicina é um processo de monitoramento de pacientes avançado que conta com encontros não presenciais para a atualização do quadro e das orientações médicas. Durante a pandemia, esse modelo ganhou destaque, fazendo muitas instituições acelerarem a adoção do formato para continuar atendendo os seus pacientes com segurança.

Inscreva-se agora para o mais relevante evento de saúde do Brasil. É online e gratuito!

De acordo com Ricardo Salem, diretor de Saúde na Care Plus, entre os males mais atendidos pela telemedicina, estão os transtornos mentais. Isso não somente permitiu aos pacientes continuarem a ser atendidos, como também possibilitou às pessoas que não aceitavam esse tipo de abordagem darem uma chance para o formato, porque oferece menos “barreiras” no tratamento.

Meios digitais ajudam a diminuir o preconceito

Usar a mídias sociais para falar desses temas tem ajudado muitos a enfrentar os transtornos da mente. (Fonte: Estadão Summit Saúde 2021/Reprodução)
Usar a mídias sociais para falar desses temas tem ajudado muitos a enfrentar os transtornos da mente. (Fonte: Estadão Summit Saúde 2021/Reprodução)

A outra participante desse importante painel foi Daiana Garbin. Jornalista e escritora, em 2016 ela pediu demissão de seu trabalho para começar a criar conteúdo para a internet e falar sobre a importância da saúde mental. 

Por meio das mídias sociais, site e, especialmente, o seu canal no YouTube, ela fala sobre temas que ajudam as pessoas a ter uma compreensão melhor do que é sofrer de depressão, síndrome do pânico, ansiedade, entre outros transtornos.

Daiana destacou a importância de abrirmos espaço para esses diálogos e da tecnologia, a qual tem permitido que isso aconteça de forma eficiente. Por meio de diversos canais na internet, é possível buscar informação e até mesmo ajuda, o que é um alívio para quem tem sofrido de alguns transtornos por tanto tempo sem saber que é possível tratá-lo e controlá-lo de forma eficiente, amenizando diversos sintomas relacionados a esses males.

O tema “saúde mental” é amplo, e a conversa ainda levou em conta outras abordagens tecnológicas que podem ajudar aqueles que estão sofrendo. Por isso, fica o nosso convite para que você acesse o site do Estadão Summit Saúde 2021, o maior evento do segmento no Brasil, e acompanhe essa conversa na íntegra. 

A programação acontece até o dia 22 de outubro, apresentando temas relevantes para quem se interessa pela área da Saúde. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas!  

Não perca nenhuma novidade sobre a área da saúde no Brasil e no mundo. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Estadão Summit Saúde 2021. 

107302cookie-checkComo a tecnologia pode ser aliada da saúde mental?