A dor nas costas é um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas vão ao médico
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
A dor nas costas pode variar entre uma sensação de pontada ou de queimação. O mal-estar pode se irradiar para as pernas ou piorar ao se dobrar, torcer, levantar, ficar de pé ou caminhar. A condição é o segundo maior motivo pelo qual as pessoas procuram atendimento médico, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A maioria das lombalgias melhora gradualmente com tratamento em casa e autocuidado. No entanto, um médico deve ser consultado após uma queda, pancada nas costas ou outra lesão e ainda quando a dor apresenta sintomas mais graves, como persistência da dor por semanas, acompanhada por febre, perda de peso inexplicável, fraqueza, dormência ou formigamento nas pernas.
Saiba mais:
Lesões no joelho: como identificar, tratar e prevenir problemas • Summit Saúde
As costas são compostas por uma estrutura complexa de músculos, ligamentos, tendões, discos e ossos, que trabalham juntos para apoiar o corpo e nos permitir mover. Os segmentos da coluna são “acolchoados com almofadas” semelhantes a cartilagens chamadas de discos.
Problemas em qualquer um desses componentes podem causar dores. Os danos podem resultar de tensão, condições médicas e má postura, entre outros. As condições comumente associadas à dor nas costas incluem:
A dor nas costas pode ser prevenida com a realização de atividades aeróbicas regulares de baixo impacto, como caminhar e nadar, ou exercícios abdominais e dorsais. Essas práticas podem aumentar a força e a resistência nas costas, permitindo que seus músculos funcionem melhor.
Uma boa postura pode reduzir o estresse nos músculos das costas. Se precisar ficar em pé por longos períodos, coloque um pé em um banquinho baixo para aliviar um pouco a carga da parte inferior das costas.
Ao sentar, escolha um assento com bom apoio para a região lombar, apoios de braços e base giratória. Colocar um travesseiro ou toalha enrolada na região lombar pode manter a curvatura normal. Mantenha os joelhos e quadris nivelados. Mude de posição com frequência, pelo menos a cada meia hora. Evite levantar pesos, se possível, mas se precisar levantar algo pesado, deixe que suas pernas façam o trabalho. Mantenha as costas retas e dobre apenas os joelhos.
Fonte: Novartis, Ministério da Saúde, Jornal da USP.