Homeopatia: 5 fatos sobre a medicina alternativa

27 de setembro de 2019 3 mins. de leitura
O que você sabe sobre homeopatia e medicina alternativa?

Algumas pessoas não acreditam em homeopatia ou qualquer forma de medicina alternativa. Outras, por outro lado, não abrem mão de métodos que nem sempre são ortodoxos, mas apresentam resultados interessantes.

O que é, no entanto, confirmado nessa área? Confira 5 fatos sobre a homeopatia!

1. Medicina antiga

A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796. Porém, outras formas de medicina alternativa, como acupuntura e o herbalismo, são ainda mais antigas, e muitas não têm uma data específica de criação. No Brasil, esses métodos foram reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina em 1980.

2. Tudo natural

Na homeopatia, os medicamentos são feitos a partir de substâncias naturais, que podem ser de origem animal, mineral ou vegetal. No começo de suas experiências, Hahnemann descobriu que, quanto mais diluídas essas substâncias, menores eram os riscos de elas causarem reações indesejáveis no corpo humano.

Do mesmo modo, fazendo soluções consecutivas das substâncias e as agitando diversas vezes, seus resultados eram melhores. A composição básica dessas soluções se chama tintura-mãe e, a partir dela, são feitas as fórmulas de homeopatia.

3. Abordagem abrangente

Em vez de considerar apenas os sintomas que o paciente está sentindo, a homeopatia, assim como a maioria dos tipos de medicina alternativa, se caracteriza pela abordagem mais abrangente, levando em conta todo o histórico do paciente, mesmo detalhes que não tenham relação direta com seus sintomas.

4. Presente no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu a homeopatia em suas opções de tratamento em 2006. Considera-se que ela pode ser uma boa ferramenta tanto na recuperação quanto na prevenção de doenças.

Essa decisão foi tomada com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), que passou a estimular o uso de medicinas alternativas que não apresentam efeitos colaterais adversos.

5. “Medicina alternativa”?

Muitos especialistas na área não consideram a homeopatia e outros métodos do tipo como medicina alternativa. Para Clóvis Constantino, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, a homeopatia é apenas medicina: “A medicina é uma só. Ela engloba diferentes métodos, terapias, tratamentos e remédios que se provaram eficientes pelas pesquisas”.

Curtiu o assunto? Saiba mais sobre inovação e diferentes tecnologias aplicadas à medicina; clique aqui.

Fontes: Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Medicina Complementar, Mind/Body Medical Institute.

Gostou? Compartilhe!