Humanização na Saúde: o que é e quais são os princípios?

12 de abril de 2022 3 mins. de leitura
A Política Nacional de Humanização (PNH) ajuda a ampliar os serviços de saúde no Brasil, melhorando as condições para pacientes e profissionais

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Em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Humanização (PNH) para implementar princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) aos serviços no Brasil. Também conhecida como HumanizaSUS, a PNH estimula o debate quanto à humanização do setor para gerar outras maneiras de se relacionar com a Saúde no País.

O que é humanização na Saúde?

A humanização na Saúde busca promover melhor qualidade no atendimento de pacientes e nas condições de trabalhadores do setor.

Saúde humanizada é construída de forma coletiva e compartilhada. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Saúde humanizada é construída de forma coletiva e compartilhada. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Segundo a PNH, a humanização valoriza pacientes, trabalhadores e gestores, ampliando a capacidade de transformar as realidades por meio dos seguintes pilares:

  • responsabilidade compartilhada;
  • criação de vínculos de solidariedade;
  • participação coletiva nos processos de gestão e produção de saúde.

Qual é a importância da humanização na Saúde?

Implementar a Saúde humanizada é uma forma de quebrar as barreiras e as interações distantes entre profissionais e pacientes, facilitando a comunicação, o esclarecimento de dúvidas e o acesso da população aos serviços.

Quais são os princípios da humanização na Saúde?

A atenção humanizada e individualizada a cada paciente que usa os serviços colabora para afastar protocolos tradicionais de atendimento. Para isso, a PNH estabelece alguns princípios essenciais na aplicação da Saúde humanizada.

O acolhimento de profissionais e de usuários do sistema de Saúde estão entre os princípios da prática humanizada. (Fonte: Andrea Piacquadio/Reprodução)
O acolhimento de profissionais e de usuários do sistema de Saúde estão entre os princípios da prática humanizada. (Fonte: Andrea Piacquadio/Reprodução)

Acolhimento

Acolher pacientes e equipes nos serviços é uma forma de estabelecer relações de confiança e compromisso, garantindo o acesso das pessoas à Saúde a partir de atendimentos prioritários que consideram avaliações de vulnerabilidade, gravidade e risco.

Ambiência

Esse princípio visa criar espaços físicos, éticos e psicológicos que sejam acolhedores e saudáveis, facilitando a troca e o acolhimento entre os envolvidos.

Defesa dos direitos dos usuários

Conhecer e entender os direitos quanto aos serviços de Saúde proporciona aos pacientes melhor atendimento e acolhimento a partir de suas individualidades e condições.

Quando pacientes conhecem seus direitos e trabalhadores são valorizados, os serviços de saúde garantem melhores condições para se desenvolver. (Fonte: Alex Green/Reprodução)
alorizados, os serviços de Saúde têm melhores condições para se desenvolver. (Fonte: Alex Green/Reprodução)

Gestão participativa e cogestão

A intenção da PNH com esse princípio é promover a troca de feedbacks e experiências para ampliar e melhorar os cuidados com a saúde.

Clínica ampliada e compartilhada

A clínica ampliada é tanto um conceito como uma prática e visa promover um atendimento clínico voltado às singularidades e às complexidades dos sujeitos e de seus prognósticos.

Valorização do trabalhador

O último princípio traduz a necessidade de estender o acolhimento aos profissionais, promovendo o acesso destes à tomada de decisões, a cursos de capacitação e atualização e a demais atividades que aprofundem sua colaboração com os serviços de Saúde no País.

Quer saber mais? Confira a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Fundação Instituto de Administração, Portal PEBMED, Política Nacional de Humanização (PNH).

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