Mito ou verdade: cúrcuma gera benefícios à saúde?

24 de julho de 2022 4 mins. de leitura
Raiz tem agentes anti-inflamatórios com propriedades antioxidantes que podem ser utilizadas para amenizar sintomas de doenças

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, vem de um arbusto da família das zingiberáceas, originária do sudeste asiático e do sul da Ásia. Tradicionalmente, é utilizada como condimento por sua capacidade de dar sabor a alimentos e aromatizar bebidas, como chás e smoothies.

Desde a antiguidade, a cúrcuma também é utilizada na medicina ayurvédica, budista e tibetana já que apresenta a curcumina, um agente anti-inflamatório com propriedades antioxidantes que podem ajudar no tratamento de doenças crônicas.

Com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, a cúrcuma é utilizada há milhares de anos para fins medicinais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Benefícios da cúrcuma para a saúde

Devido às suas propriedades medicinais, o açafrão-da-terra vem sendo objeto de estudo por vários cientistas pelo mundo. Entre as pesquisas, estão a eficácia da curcumina contra condições inflamatórias, síndrome metabólica, artrite, ansiedade e hiperlipidemia. Vejamos algumas delas com mais detalhes a seguir.

Poder anti-inflamatório

A cúrcuma se mostrou um poderoso ativo contra doenças causadas pelo fator de necrose tumoral (TNF-a), que é o principal responsável pela inflamação. Sendo assim, ela pode ser utilizada para combater Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, lesão cerebral, isquemia renal, síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) e muitas outras.

É importante ressaltar que o açafrão-da-terra não age diretamente nas doenças. Ele é eficiente contra as células inflamatórias que vão induzir o estresse oxidativo e, por consequência, as doenças crônicas.

Cúrcuma contra a artrite

Estudos desenvolvidos pela Universidade de Miami revelaram a eficácia da cúrcuma contra doenças associadas à inflamação, como a osteoartrite (OA). Em uma pesquisa controlada por placebo, 40 indivíduos com OA foram aleatoriamente designados para receber curcuminoide ou placebo combinado por seis semanas. O resultado foi a redução nos escores dos índices de osteoartrite e funcional da dor nos pacientes que receberam a cúrcuma quando comparados ao grupo placebo.

Cúrcuma contra o câncer

Estudos realizados pelo Centro Médico da Universidade de Rochester e pela Universidade Médica da Carolina do Sul revelaram que a curcumina é capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas. Por isso, seguiram acompanhando o efeito da especiaria em pacientes com câncer de pâncreas e de mama, bem como mieloma múltiplo. Os resultados foram muito promissores, pois o estudo revelou que o condimento impede a formação de novos vasos sanguíneos, que são primordiais para a sustentação dos tumores.

Açafrão-da-terra impede a formação de vasos sanguíneos primordiais para a sustentação de tumores. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Por que curcumina ainda não é utilizada no setor da Saúde?

A primeira questão que impede o uso da curcumina oficialmente é a taxa de proporção do agente na cúrcuma, que é de apenas 3% em peso. Consequentemente, para alcançar os benefícios mencionados, o volume do condimento a ser consumido seria muito alto.

Esse fato não seria um problema se a cúrcuma fosse manipulada. Contudo, depois que os laboratórios testaram a cúrcuma nas doses certas para humanos, eles perceberam que o composto tem uma biodisponibilidade muito baixa, ou seja, o corpo humano absorve pouquíssimo da substância.

A terceira questão que impossibilita a utilização do açafrão-da-terra nos setores da Saúde é o desinteresse de laboratórios. As empresas encontram dificuldade para patentear produtos naturais, ou seja, registrar o componente e garantir que poderão comercializá-lo; então diminuíram os estudos sobre o tema.

Quer saber mais? Assista aqui a opinião dos nossos parceiros especialistas em Saúde.

Fonte: Curcumin Is an In Vivo Inhibitor of Angiogenesis, A Review of Its Effects on Human Health, The Guardian, Namu Portal, Spa Tour Life

133850cookie-checkMito ou verdade: cúrcuma gera benefícios à saúde?