Programa de Suporte ao Paciente e atendimento humanizado

7 de outubro de 2020 5 mins. de leitura
PSP trabalha o engajamento de pacientes e oferece plataforma personalizada para atender às necessidades

O primeiro passo para um atendimento médico de qualidade é a humanização desse processo. Nesse meio, o Programa de Suporte ao Paciente (PSP) aparece como uma ferramenta essencial de acompanhamento de todas as etapas do tratamento de um paciente.

Em casos de doenças raras, imunológicas ou câncer, nas quais existe alta chance de mortalidade em estágios avançados, o suporte se faz necessário desde o diagnóstico até o atendimento terapêutico para enfermos e familiares. Portanto, tratar cada caso com suas particularidades e dar a importância devida para o indivíduo em tratamento são etapas que colaboram na recuperação e no bem-estar.

Acompanhamento médico personalizado

Pacientes engajados com o tratamento médico tendem a ter melhores respostas ao processo
Pacientes engajados com o tratamento médico tendem a ter melhores respostas ao processo. (Fonte: Shutterstock)

Qual é a vantagem de ter um atendimento médico personalizado? A resposta parece simples, mas nem todas as instituições contam com plataformas para fornecer esse tipo de atenção aos pacientes. Os avanços no setor da tecnologia fizeram com que ela se mostrasse cada vez mais presente no setor da saúde, no qual faz a diferença no acompanhamento clínico individual; apesar de não substituírem o material humano, as ferramentas tecnológicas complementam o trabalho de uma boa equipe multidisciplinar.

Hoje, é possível acompanhar todas as etapas de um atendimento através de celular ou tablet. Nas plataformas digitais, os softwares de saúde armazenam as informações dos pacientes sobre agendamentos de consulta e laudos médicos. Dessa forma, é possível acompanhar o progresso de um indivíduo e elaborar planos de ação para o prosseguir com a recuperação. Também é um canal por meio do qual o paciente pode entrar em contato com os profissionais de saúde e sanar dúvidas sem precisar sair de casa.

Engajamento do paciente

PSP é composto por plataformas em que o paciente pode aprender mais sobre o próprio estado de saúde, conhecer limitações e receber mais informações acerca do tratamento. Após a etapa do diagnóstico, na qual o cliente obtém os exames conclusivos que certificam sua condição clínica, o sistema consegue utilizar essas informações para direcioná-lo às farmácias mais próximas, onde pode adquirir os medicamentos necessários para sua recuperação.

O diálogo direto entre paciente e médico dá maior controle da situação ao indivíduo em tratamento, fazendo com que ele se sinta mais confiante por entender o que ocorre ao seu redor. Assim, é possível existir troca de experiências entre os participante e fomentar a importância dos cuidados com a qualidade de vida.

Ao proporcionar um atendimento personalizado e assegurar que o paciente possa se manter seguro física e psicologicamente, pode-se estreitar o relacionamento entre as partes e garantir que o indivíduo estará engajado com o tratamento, elevando a qualidade do processo.

Tecnologia no atendimento a pacientes

Integração de canais de comunicação aparece como importante ferramenta tecnológica no dia a dia de clínicas e consultórios
Integração de canais de comunicação aparece como importante ferramenta tecnológica no dia a dia de clínicas e consultórios. (Fonte: Shutterstock)

Novas tecnologias cada vez mais aparecem como uma peça importante na instalação de um atendimento médico completo e de qualidade. Isso não seria diferente no PSP. Ferramentas como omnichannel e inteligência artificial (AI) colaboram para o funcionamento ideal do setor.

Integração de canais de comunicação

Muitas clínicas e consultórios criam canais de comunicação, como WhatsApp e chatbots, para dialogar com a clientela, porém nem sempre essas ferramentas têm o mesmo direcionamento de atendimento, o que prejudica a experiência final do consumidor.

Chats robóticos são ferramentas ideais para personalizar o atendimento 24 horas por dia, mas é preciso existir coerência com a linguagem da empresa. Omnichannel é o termo utilizado no marketing digital para definir estratégias de integração na comunicação de um negócio, aprimorando o relacionamento com o consumidor. Mais uma vez, um paciente engajado se sente muito mais confortável para cooperar com a situação.

Internet das Coisas 

Atualmente, um paciente pode monitorar a própria saúde dentro de casa. A Internet das Coisas (IoT) define os objetos inteligentes que têm conexão com a internet. Por exemplo, algumas pulseiras tecnológicas são capazes de monitorar o nível de atividade física de uma pessoa e entregar um relatório completo sobre sua rotina.

Isso não só facilita para que o indivíduo consiga estabelecer um cronograma e metas para seu cotidiano como também pode fornecer informações importantes para serem usadas pela equipe médica no PSP.

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Fontes: Proxis, Azimute, Shutterstock.

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