Quais são os benefícios do colágeno?

23 de março de 2020 3 mins. de leitura
substância favorece a elasticidade da pele e melhora articulações

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo. Responsável por conferir saúde à pele, firmeza e elasticidade, é o principal componente dos tecidos conjuntivos que compõem várias partes do corpo como tendões, ligamentos e músculos. Além dos benefícios para a derme, a substância que também é encontrada em alimentos traz inúmeras vantagens para o organismo. Confira algumas das principais.

Contribui com a melhora da saúde da pele

A proteína tem como função fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele. A produção de colágeno diminui a partir dos 30 anos, por isso é necessário ingerir alimentos e suplementos que contenham a substância, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e evitar o aparecimento de rugas e o aspecto ressecado.

De acordo com informações do site Healthline, um estudo publicado no PebMed identificou que mulheres que utilizaram suplementos contendo 2,5 a 5 gramas de colágeno por oito semanas apresentaram redução do ressecamento e um aumento significativo na elasticidade em comparação com aquelas que não tomaram o suplemento.

(Fonte: Shutterstock)

Ajuda a aliviar dores nas articulações

O colágeno também é um grande aliado da cartilagem, tecido gelatinoso que protege as articulações. Com a idade avançada, a produção da substância diminui no corpo, aumentando as chances de doenças degenerativas, como a osteoartrite.

O colágeno age aliviando as dores e reduzindo os sintomas das doenças nas juntas, proporcionando também mais qualidade de vida. Em um estudo disponibilizado pela NCBI, 73 atletas consumiram 10 gramas de colágeno diariamente por 24 semanas. A partir desse experimento, foi possível observar uma significativa diminuição nas dores articulares, tanto durante a prática de caminhadas quanto em repouso.

Pode impedir a perda óssea

Os ossos são compostos principalmente de colágeno, que, em quantidades saudáveis, confere estrutura e força. Sem ele, os ossos ficam fracos e com maior risco de fraturas, além de sujeitos a doenças como a osteoporose, condição em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços.

Age na massa muscular

Algo entre 1% e 10% do tecido muscular é composto de colágeno. A proteína é responsável por manter os músculos sempre fortes, além de proporcionar o ganho de força e a redução da gordura.

De acordo com um estudo publicado na NCBI, especialistas comprovaram que a substância é benéfica para aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia, condição natural e progressiva de perda de massa muscular, associada ao envelhecimento. Além de ser útil após os treinos, o colágeno promove a estimulação da creatina.

(Fonte: Shutterstock)

Promove a saúde do coração

Ainda de acordo com outro estudo publicado na NCBI, pesquisadores constataram que a ingestão de suplementos à base de colágeno pode ajudar a diminuir as chances de aparecimento de doenças relacionadas ao coração. Além disso, os especialistas concluíram que a baixa ingestão de colágeno está relacionada aos vasos sanguíneos frágeis — o que deixa o corpo exposto a diversas enfermidades.

Fontes: Healthline, NCBI, PebMed.

Gostou? Compartilhe!