O coronavírus impôs desafios para o sistema de saúde global, e a Inteligência Artificial tem ajudado cientistas e médicos a serem mais eficientes
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A pandemia de covid-19 exige um esforço de cientistas e profissionais de saúde para entender melhor a doença, a fim de produzir rapidamente uma vacina ou um tratamento seguro para a enfermidade. Nesse contexto, Big Data e Inteligência Artificial (IA) têm sido aliados fundamentais para a obtenção de resultados rápidos.
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O primeiro caso de infecção no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro. No dia 16 de março, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) fizeram o primeiro sequenciamento genético do Sars-CoV-2. A partir de uma base de dados montada com amostras de todo o mundo, foi possível identificar 198 mutações no vírus e estimar o início da infecção entre 6 de outubro e 11 de dezembro de 2019.
A IA não só atua na redução do trabalho administrativo e burocrático do setor de hospitais, mas também avança para os diagnósticos e serviços de assistência e limpeza automatizada. Com a ajuda das máquinas, os profissionais da área podem focar mais no atendimento ao paciente e menos em atividades repetitivas.
A rápida disseminação da covid-19 acelerou a digitalização do setor de saúde; a tecnologia passou a ser mais utilizada por hospitais e médicos para garantir atendimentos mais seguros e precisos. Pesquisadores nos Estados Unidos já conseguiram desenvolver uma ferramenta de IA capaz de identificar se a pessoa está infectada por coronavírus ou não.
O início da digitalização é tornar o prontuário eletrônico, com todo o conteúdo relativo ao paciente, como receitas, histórico e até informações financeiras e administrativas. O consultório deve passar por uma transformação digital, com a substituição de documentos em papel por processos eletrônicos, a fim de permitir a utilização da IA.
Uma pesquisa publicada na MIT Technology Review Insights apontou que 93% dos médicos entrevistados admitiram maior velocidade e precisão dos dados dos pacientes. Além disso, 78% do profissionais consultados já identificaram um melhor fluxo de trabalho em seus consultórios.
A IA auxilia no diagnóstico, oferecendo uma visão mais precisa e completa sobre a doença por meio do cruzamento de informações. Soluções tecnológicas notificam o estado do paciente em tempo real ao médico e permitem a atualização automática da ficha e do histórico. A integração de informações clínicas possibilita prever um cenário futuro a partir dos sintomas apresentados.
A evolução tecnológica e o surgimento de softwares mais eficientes ampliaram as possibilidades da solução na área médica. Os sistemas já eram bastante difundidos como ferramentas administrativas, lidando com informações financeiras e de gestão. No entanto, agora seu uso também se estende a toda a cadeia, inclusive diagnóstico e prescrição de medicamentos.
Veja algumas possíveis aplicações dessa tecnologia.
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Fonte: Startse, Portal Telemedicina.