Como cuidaremos da saúde no futuro?

22 de outubro de 2021 3 mins. de leitura
Painel do Estadão Summit Saúde 2021 abordou a expectativa do setor com a chegada de novas tecnologias

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

No último dia de palestras do Estadão Summit Saúde 2021, maior evento da área no Brasil, o painel principal discutiu os cuidados com a saúde no futuro. Qual papel a tecnologia terá nesse contexto?

Na conversa desta sexta-feira (22), Cristiane Segatto, repórter especial de saúde do Estadão, conversou com figuras importantes do cenário brasileiro de cuidados e tratamentos e descobriu o que o futuro nos reserva nesse segmento. Se você não assistiu a essa conversa, pode conferir o bate-papo completo no site do evento.

Seremos mais saudáveis no futuro?

Tendência não é expandirmos a expectativa de vida, e sim melhorarmos a qualidade dela. (Fonte: Estadão Summit Saúde 2021/Reprodução)
Tendência não é expandirmos a expectativa de vida, e sim melhorarmos a qualidade dela. (Fonte: Estadão Summit Saúde 2021/Reprodução)

Quando olhamos para o passado, podemos dizer que o presente é o período com a maior quantidade de pessoas saudáveis, afinal elevamos a expectativa de vida e temos mais qualidade e bem-estar durante a velhice. Mas o que podemos dizer do futuro? Será que continuaremos a expandir o tempo de existência na Terra?

Martha Oliveira, diretora-executiva da Laços de Saúde, explicou que é difícil afirmar se vamos viver mais, porém certamente viveremos melhor, especialmente por conta de novas tecnologias que serão capazes de proporcionar uma vida mais saudável mesmo em idades avançadas.

Vera Valente, diretora da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), concorda com os termos, mas entende que precisaríamos mudar a forma como o sistema funciona. A dificuldade no acesso é apontada como um dos principais problemas a serem corrigidos.

O futuro da saúde

No futuro, o paciente terá mais controle de sua saúde e será um agente atuante na promoção de uma vida mais saudável. (Fonte: Estadão Summit Saúde/Reprodução)
No futuro, o paciente terá mais controle de sua saúde e será um agente atuante na promoção de uma vida mais saudável. (Fonte: Estadão Summit Saúde/Reprodução)

A transformação digital está em alta há alguns anos e agora está intimamente ligada à saúde. E não somente a telemedicina, ou telessaúde, como prefere chamar Fernando Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed), já que outros recursos estão ajudando a compor o acompanhamento de pacientes no futuro.

A unanimidade entre os demais participantes foi que os pacientes começarão a ter uma participação cada vez maior na promoção da própria saúde. Com aparelhos vestíveis, por exemplo, será possível ter um cuidado maior com indicadores, o que possibilitará ter uma vida muito mais saudável.

O futuro nos reserva aspectos surpreendentes no que diz respeito aos cuidados com a saúde. Caso você queira acompanhar esse papo na íntegra, pode visitar o canal do Estadão no YouTube ou o site do Estadão Summit Saúde 2021 e conferir todas as notícias do evento.

Não perca nenhuma novidade sobre a área da saúde no Brasil e no mundo. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Estadão Summit Saúde.

Este conteúdo foi útil para você?

107470cookie-checkComo cuidaremos da saúde no futuro?