Como usar o aplicativo Meu DigiSUS

30 de setembro de 2019 3 mins. de leitura
Aplicativo do Ministério da Saúde está disponível para smartphones iOS e Android

Com o objetivo de modernizar o acesso à saúde pública e facilitar a vida dos cidadãos e profissionais da área, o Ministério da Saúde (MS) tem desenvolvido uma série de aplicativos que atuam em prevenção, acompanhamento e tratamento. É possível ter acesso a informações de medicamentos, dados sobre saúde mental e abuso de drogas, saúde reprodutiva e auxílio a mulheres que estão em situação de risco de violência.

O aplicativo Meu DigiSUS, disponibilizado pelo MS e disponível para smartphones Android e iOS, oferece ao usuário informações pessoais e clínicas contidas em 12 sistemas, entre eles Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Programas do Farmácia Popular, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Sistema de Regulação (SISREG), Sistema de Atenção Básica (e-SUS AB) e Hemovida.

Por meio dessa ferramenta digital pode-se monitorar o agendamento de exames e procedimentos controlados pelo Sistema de Regulação (SISREG) e pelo sistema da Atenção Básica e-SUS AB.

Para acessar, baixe o aplicativo em seu smartphone e insira informações básicas como CPF, nome da mãe e email para o sistema conseguir localizar o seu cartão. Após isso, você receberá um email para confirmar o seu cadastro e verá no aplicativo o Cartão Nacional de Saúde, com acesso a suas informações de saúde.

Funcionalidades

Na página “Minha Saúde” você encontra as informações gerais como calendário de vacinação e lista de medicamentos recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular. Se algum medicamento for lançado indevidamente em seu nome, você pode denunciar por meio do próprio aplicativo. Os pacientes que estão aguardando por transplante também podem verificar a posição atual na lista.

Se você estiver em busca de locais que realizem atendimento de saúde perto de você, acesse a página “Serviços de Saúde”, na qual pode até salvar os estabelecimentos mais importantes nos favoritos.

Para acessar a lista de procedimentos realizados nos postos de atenção básica de saúde, os agendamentos pelo sistema de regulação ou o status na fila de espera do SISREG, utilize a página “Atendimento SUS”. É possível também avaliar os procedimentos ou informar o MS caso o atendimento não tenha sido realizado.
Para conferir a lista completa de aplicativos móveis disponibilizados pelo Ministério da Saúde, clique aqui.

Curtiu o assunto? Saiba mais sobre inovação e diferentes tecnologias aplicadas à medicina; clique aqui.

Fonte: Ministério da Saúde.

Gostou? Compartilhe!