Utilização de novas formas de acompanhamento de pacientes pode ser benéfica durante tratamento de câncer
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Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (NCI) dos Estados Unidos em parceria com a Universidade de Utah (EUA) mostrou que é possível promover melhorias no tratamento de pacientes com câncer durante a quimioterapia.
No decorrer do processo, pode ser recorrente a presença de cansaço, enjoos e dores como consequência dos efeitos colaterais dos medicamentos. Uma vez que os sintomas podem se manifestar de formas e em intensidades variadas, o controle e o diagnóstico se tornam mais difíceis de serem realizados pela equipe médica.
Visando oferecer uma nova forma de acompanhar os 358 participantes do experimento, o estudo norte-americano consistiu na implantação de uma central telefônica que permitia ao paciente classificar, entre 11 sintomas, o tipo de desconforto sentido e a gravidade dele em uma escala de zero a dez.
Foram também disponibilizadas diversas orientações para ajudar os pacientes a lidar com os sintomas relatados durante a ligação, possibilitando maior autogerenciamento para atenuá-los. A adoção do sistema de telemonitoramento facilitou o envio das informações aos enfermeiros, permitindo que optassem por formas de tratamento mais adequadas para cada caso.
Graças ao acompanhamento diário para o monitoramento mais próximo dos enfermos, o estudo pôde evidenciar que o grupo de pacientes que participou do programa apresentou menos sintomas fortes (67%) e moderados (39%), representando redução de 43% na incidência de ocorrências desses tipos.
O monitoramento durante a pesquisa se mostrou benéfico quando associado ao acompanhamento clínico, pois, além de facilitar o acesso a informações, ofereceu maior conforto no caso de tratamento domiciliar. Os dados obtidos pelos pesquisadores são importantes também quando se considera a diferença em relação aos pacientes que não participaram do experimento.
Utilizar um recurso de fácil alcance como o telefone mostra como uma implementação que faz bom uso da tecnologia proporciona mais praticidade tanto para o paciente quanto para a equipe médica, seja gerando alertas automatizados para enfermeiros, seja reduzindo a necessidade de se deslocar para o hospital entre as consultas de rotina.
Colocar à disposição recursos desse tipo também evita que o enfermo lide sozinho com eventuais dificuldades e tenha na equipe médica maior apoio na busca pela total recuperação da saúde.
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Fonte: Forbes, Online Library – Cancer Medicine