Avanços na área da saúde prometem trazer soluções mais rápidas e práticas para pacientes e médicos
Publicidade
A tecnologia avança para todos os lados e não é diferente na área da saúde. As soluções para o mercado da medicina surgem constantemente, e a necessidade de cobrir uma parcela cada vez maior da população faz com que o seu uso seja muito importante. Para isso, vários meios tecnológicos têm sido criados para trazer maior qualidade à saúde da população brasileira.
Confira algumas soluções que se apresentam como fortes candidatas a estarem presentes em nosso dia a dia em um futuro muito próximo.
As teleconsultas são uma forma muito mais rápida de receber assistência e diagnóstico. A ideia consiste em prestar atendimento ao paciente via internet, através de chats e videoconferências. Além disso, com as inovações na medicina, futuramente será possível realizar até mesmo cirurgias remotamente, com o médico guiando o procedimento em robôs controlados pelo computador. Esses mecanismos serão soluções importantes, principalmente para quem mora em áreas de difícil acesso.
Na era da informação, ter um histórico completo do paciente com todas as informações sobre a sua saúde oferece ao médico maiores chances de acerto com base na análise de todos os exames realizados, do histórico de doenças do paciente e de quais medicamentos já foram receitados. Nesse contexto, a Big Data é o grande catalisador de informações de toda uma população, garantindo medidas mais eficazes não só de diagnóstico como também de prevenção, principalmente possibilitando que o governo compreenda a evolução de uma enfermidade a fim de evitar o surgimento de epidemias.
Essas ferramentas prometem melhorar a vida de várias pessoas, pois são capazes de criar próteses mais adequadas, peles para pacientes que sofreram queimaduras e até mesmo órgãos com menor probabilidade de rejeição. O uso da impressora ainda tornará a criação de órgãos e próteses mais rápida e barata, fazendo com que cheguem aos pacientes em um tempo muito menor.
De todas as soluções mencionadas, os aplicativos médicos são os mais difundidos no Brasil, principalmente por serem baratos e práticos. Hoje, é possível acompanhar a quantidade de calorias ingeridas, a distância percorrida em uma corrida, quantos passos foram dados em um dia e até mesmo fazer registros para controle de alguma doença, tudo isso com um smartphone ou pulseiras e relógios inteligentes. Outro uso já bastante difundido desse tipo de ferramenta são os aplicativos de planos de saúde, através dos quais os usuários conseguem marcar consultas de forma facilitada.
A tecnologia tem o poder de inovar em muitas áreas, e a revolução na medicina é mais do que bem-vinda, afinal todos queremos mais saúde e qualidade de vida.
Fontes: Saúde Business, WareLine, GTTHealthCare, Iclinic.