Tendências tecnológicas que podem revolucionar o futuro da saúde

30 de setembro de 2019 3 mins. de leitura
Avanços na área da saúde prometem trazer soluções mais rápidas e práticas para pacientes e médicos

A tecnologia avança para todos os lados e não é diferente na área da saúde. As soluções para o mercado da medicina surgem constantemente, e a necessidade de cobrir uma parcela cada vez maior da população faz com que o seu uso seja muito importante. Para isso, vários meios tecnológicos têm sido criados para trazer maior qualidade à saúde da população brasileira.

Confira algumas soluções que se apresentam como fortes candidatas a estarem presentes em nosso dia a dia em um futuro muito próximo.

Telemedicina

As teleconsultas são uma forma muito mais rápida de receber assistência e diagnóstico. A ideia consiste em prestar atendimento ao paciente via internet, através de chats e videoconferências. Além disso, com as inovações na medicina, futuramente será possível realizar até mesmo cirurgias remotamente, com o médico guiando o procedimento em robôs controlados pelo computador. Esses mecanismos serão soluções importantes, principalmente para quem mora em áreas de difícil acesso.

Big Data e histórico do paciente

Na era da informação, ter um histórico completo do paciente com todas as informações sobre a sua saúde oferece ao médico maiores chances de acerto com base na análise de todos os exames realizados, do histórico de doenças do paciente e de quais medicamentos já foram receitados. Nesse contexto, a Big Data é o grande catalisador de informações de toda uma população, garantindo medidas mais eficazes não só de diagnóstico como também de prevenção, principalmente possibilitando que o governo compreenda a evolução de uma enfermidade a fim de evitar o surgimento de epidemias.

Impressoras 3D

Essas ferramentas prometem melhorar a vida de várias pessoas, pois são capazes de criar próteses mais adequadas, peles para pacientes que sofreram queimaduras e até mesmo órgãos com menor probabilidade de rejeição. O uso da impressora ainda tornará a criação de órgãos e próteses mais rápida e barata, fazendo com que cheguem aos pacientes em um tempo muito menor.

Aplicativos

De todas as soluções mencionadas, os aplicativos médicos são os mais difundidos no Brasil, principalmente por serem baratos e práticos. Hoje, é possível acompanhar a quantidade de calorias ingeridas, a distância percorrida em uma corrida, quantos passos foram dados em um dia e até mesmo fazer registros para controle de alguma doença, tudo isso com um smartphone ou pulseiras e relógios inteligentes. Outro uso já bastante difundido desse tipo de ferramenta são os aplicativos de planos de saúde, através dos quais os usuários conseguem marcar consultas de forma facilitada.

A tecnologia tem o poder de inovar em muitas áreas, e a revolução na medicina é mais do que bem-vinda, afinal todos queremos mais saúde e qualidade de vida.

Curtiu o assunto? Saiba mais sobre inovação e diferentes tecnologias aplicadas à medicina; clique aqui.

Fontes: Saúde Business, WareLine, GTTHealthCare, Iclinic.

Gostou? Compartilhe!