Inflamações causadas por doenças na gengiva podem provocar ataques cardíacos, derrames e outros problemas cardiovasculares
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa independente Forsyth, dos Estados Unidos, em conjunto com cientistas da Universidade Harvard, revelou que pacientes analisados tiveram problemas no coração e sistema vascular atrelados à doença periodontal, uma inflamação grave na gengiva que pode danificá-la e causar prejuízos à arcada dentária.
A pesquisa mostrou que pessoas com inflamações ativas causadas por doenças gengivais tiveram inflamação nas artérias, que podem acarretar ataques cardíacos, derrames ou outros tipos de problemas que envolvem o sistema cardiovascular. Segundo o Forsyth Institute, a inflamação das artérias só ocorre enquanto o paciente estiver com a infecção na gengiva.
Durante quatro anos, os cientistas fizeram tomografias computadorizadas nos 304 participantes da pesquisa, com o intuito de visualizar as inflamações na gengiva e artérias. Os resultados comprovaram que 13 indivíduos tiveram problemas no coração relacionados à gengivite, uma inflamação mais grave da gengiva.
Dr. Thomas Van Dyke, membro sênior da equipe do Forsyth e professor de Odontologia de Harvard, revelou, em release oficial no site da instituição, que o trabalho é relevante, porém mais pesquisas precisam ser realizadas com populações maiores para provar a relação entre inflamações de gengivas e problemas no sistema vascular e coração.
“Para pessoas com inflamação gengival ativa, procurar tratamento pode prevenir um evento cardíaco perigoso. Se você está na faixa etária de risco para doenças cardiovasculares ou tem problema já conhecido, ignorar isso pode ser perigoso e aumentar a probabilidade de um ataque cardíaco”, disse Van Dyke.
Gengivite e periodontite normalmente são causadas por má higiene bucal. Os principais sintomas são sangramento ao escovar os dentes, inchaço da gengiva, vermelhidão, mau hálito e dentes soltos. O diagnóstico costuma ser realizado por um dentista, que poderá prescrever o tratamento adequado.
Por causa dos possíveis problemas causados ao coração, médicos e pacientes precisam ficar atentos ao agravamento dos casos de gengivite e periodontite. Portanto, é essencial que as pessoas realizem check-ups de rotina para ter certeza de que não estão com inflamações.
Também é preciso se atentar às infecções causadas por bactérias, que podem, rapidamente, cair na corrente sanguínea e desencadear problemas no coração e em outros órgãos. Nesses casos, é preciso iniciar tratamento com antibióticos para evitar quadros de saúde mais graves.
Fonte: Forsyth, Biblioteca Nacional de Medicina.