Covid-19: variante Delta provoca dor de cabeça e coriza

13 de julho de 2021 4 mins. de leitura
Com predominância no Reino Unido, a variante Delta do novo coronavírus tem provocado sintomas similares aos de uma gripe

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

A variante Delta da covid-19, identificada em outubro na Índia, está presente em mais de 80 países, inclusive no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Reino Unido, estudos recentes apontam que a cepa tem sido associada a um maior risco de desenvolvimento de sintomas graves que podem levar à hospitalização.

No entanto, a variante apresenta sinais que podem ser confundidos com um resfriado mais forte, como dor de cabeça, dor de garganta e coriza nasal, alerta o Symptom Covid Study — grupo de pesquisa liderado pelo King’s College London (KCL) que acompanha os sintomas da doença com o auxílio de 4 milhões de colaboradores em todo o mundo.

Por outro lado, sintomas associados às infecções pela covid-19, como tosse e perda do olfato e paladar, tem-se tornado cada vez menos comuns, aponta o grupo. A ocorrência de febre, contudo, tem ocorrido em todas as principais cepas, inclusive na Alpha, identificada no Reino Unido, na Beta (África do Sul) e na Gama (Manaus/Brasil).

Variante Delta da covid-19

Dor de cabeça é um dos sintomas da variante Delta. (Fonte: Shutterstock/Miss Ty/Reprodução)
Dor de cabeça é um dos sintomas da variante Delta. (Fonte: Shutterstock/Miss Ty/Reprodução)

A Delta foi identificada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020. A cepa foi rotulada como variante de preocupação em maio pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quando começou a se espalhar pelo mundo.

Atualmente, é predominante entre os indianos e já é responsável por 90% dos casos de covid-19 na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Ela também já responde por 10% de infecções por coronavírus nos Estados Unidos. Casos foram confirmados no Brasil nos estados: Paraná, Minas Gerais, Maranhão e Rio de Janeiro.

A variante parece ser a mais contagiosa e agressiva até o momento. Estudos do governo britânico apontam que a Delta é entre 40% e 60% mais transmissível do que a Alfa. A cepa apresenta mais de uma dúzia de variações em relação ao Sars-CoV-2 original. Entretanto duas modificações são mais preocupantes:

  • E484Q, alteração semelhante à notada nas variantes Beta e Gama, que pode ajudar o coronavírus a escapar dos anticorpos;
  • L452R, que pode aumentar a infectividade viral e a potência imune da evasão.

Contenção da nova cepa

O isolamento, o cuidado dos infectados e o rastreio dos contatos são as formas mais eficientes de conter a dispersão da nova variante pelo Brasil. Os primeiros casos suspeitos no País foram de 23 tripulantes de uma embarcação atracada no Maranhão – seis tiveram a variante confirmada. As pessoas permaneceram em quarentena, isoladas em cabines individuais na embarcação.

Devido a isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou a restrição da entrada de trabalhadores de embarcações e plataformas que estiveram na África do Sul, no Reino Unido, na Irlanda do Norte e na Índia nos últimos 14 dias.

Efeito das vacinas

Vacinas da Pfizer e AstraZeneca reduzem hospitalizações por nova cepa da covid-19. (Fonte: Shutterstock/Studio Romantic/Reprodução)
Vacinas da Pfizer e AstraZeneca reduzem hospitalizações por nova cepa da covid-19. (Fonte: Shutterstock/Studio Romantic/Reprodução)

As vacinas da Pfizer e AstraZeneca são altamente eficazes em reduzir as hospitalizações em pacientes infectados com a nova cepa, apontam estudos realizados no Reino Unido. Com duas doses, a proteção contra internações chega a 96% e a AstraZeneca chega a 92%. No entanto, com apenas uma dose, há uma redução importante na ação de anticorpos neutralizantes. 

Não perca nenhuma novidade sobre a área da saúde no Brasil e no mundo. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS), Covid Symptom Study, National Health System (NHS), Agência Brasil, The Lancet, BBC.

Este conteúdo foi útil para você?

97612cookie-checkCovid-19: variante Delta provoca dor de cabeça e coriza