Em ascensão, o profissional da Saúde pode ter grandes oportunidades no mercado de trabalho
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Os últimos anos levaram a população a ter maior consciência da importância do bem-estar físico e psicológico. Consequentemente, a busca por profissionais da Saúde cresceu, e novos ramos da área passaram a ser mais procurados e valorizados.
Além de boa remuneração, aqueles que estão dispostos a trabalhar em regiões do interior encontram grande oferta de vagas. Se você está buscando uma carreira e gosta de trabalhar com pessoas, essa pode ser a sua chance. Confira cinco profissões que estão em alta.
O farmacêutico é um profissional da área da Saúde cuja especialidade é o desenvolvimento e a aplicação de fármacos para uso em seres humanos e animais. Pode atuar diretamente na produção e na manipulação de remédios ou nos setores públicos e privado prestando serviços, assistência e assumindo a responsabilidade técnica de hospitais, farmácias, laboratórios e indústrias. Com o “boom” da medicina estética e da cosmetologia, os farmacêuticos veem o crescimento de um amplo e lucrativo campo de trabalho.
Leia mais:
Farmacêuticos são essenciais no combate às infecções hospitalares • Summit Saúde
Farmacêutico: saiba tudo sobre a profissão • Summit Saúde
Anteriormente chamada de ciências biológicas, a biomedicina surgiu na década de 1960 e foi regulamentada em 1983. É uma área nova em crescimento no Brasil. Em alta, essa profissão busca diagnósticos e tratamentos para doenças e abrange uma variedade de áreas de atuação — mais de 30 especialidades, segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), que variam de genética até análises clínicas.
O biomédico também pode estar inserido em instituições que cuidam da beleza. Esse mercado é promissor, e o profissional pode trabalhar em salões, SPAs e estabelecimentos de estética. A remuneração pode variar bastante de acordo com a área escolhida, o porte da empresa e a localização.
A gerontologia estuda o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos e busca oferecer maior qualidade de vida aos idosos, realizando um trabalho de prevenção de doenças e intervenção, quando necessário.
Esse mercado é um dos que mais cresce no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos vai chegar a 2 bilhões em 2050. No Brasil, em 2030 a quantidade de idosos será maior do que a de crianças até 14 anos.
A psicologia é a ciência que estuda a mente humana e seu comportamento. O profissional dessa área auxilia os pacientes a resolverem questões internas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e de seus relacionamentos.
A especialidade oferece diversas oportunidades de especialização, e a procura pelo serviço é alta. Acompanhando a tendência tecnológica, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou o atendimento online, facilitando e popularizando ainda mais o tratamento.
A cardiologia se dedica ao estudo do coração. É uma especialidade sempre muito procurada, visto que as doenças cardíacas são comuns.
As enfermidades cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 17,9 milhões de pessoas morreram por essa causa em 2016. Apesar dos números alarmantes, a OMS afirma que 80% das mortes poderiam ser evitadas com a mudança do estilo de vida. O médico cardiologista é essencial na orientação do paciente e na prescrição de medicamentos que possam controlar essas doenças.
Fonte: Unopar, HCOR, PAHO, Jornal da USP, UNICESUMAR, UNIVALI, Você RH, Blog Estácio, Guia da Carreira.