Estudo indica aumento no número de cirurgias bariátricas em jovens

1 de setembro de 2023 3 mins. de leitura
Realizada nos Estados Unidos, a pesquisa mostrou que a quantidade de procedimentos praticamente dobrou em apenas cinco anos

O número de cirurgias bariátricas em crianças e adolescentes cresceu nos Estados Unidos durante os últimos anos. Segundo o estudo Use of Metabolic and Bariatric Surgery Among US Youth, publicado na revista científica JAMA Pediatrics, 726 jovens passaram pelo procedimento em 2016. Em 2021, esse número saltou para mais de 1,3 mil. 

Isso significa que, em uma janela de apenas cinco anos, a quantidade de cirurgias bariátricas ou metabólicas praticamente dobrou na faixa etária entre 10 e 19 anos. Um fato curioso, porém, é que o procedimento se tornou menos comum em adultos no mesmo período.

Um dos motivos para esse aumento se deve às recentes recomendações de autoridades de saúde no país. Um estudo divulgado em 2018, realizado por cientistas da Universidade de Harvard, indicou que a cirurgia bariátrica em adolescentes seria um tratamento eficiente em longo prazo para o combate à obesidade em jovens.

Obesidade infantil: má alimentação, sedentarismo e fatores genéticos podem estar associados. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Obesidade infantil: má alimentação, sedentarismo e fatores genéticos podem estar associados. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

“Esses dados nos mostram que os adolescentes e suas famílias estão realmente interessados em buscar a cirurgia como uma opção de tratamento, desde que seja acessível e não haja contraindicações”, afirmou Sarah Messiah, professora e pesquisadora de obesidade pediátrica da UTHealth Houston School of Public Health e coautora da nova pesquisa.

Nos Estados Unidos, uma a cada cinco crianças e adolescentes lida com a obesidade infantil, o que representa mais de 15 milhões de pessoas na faixa etária entre 10 e 19 anos.

Leia também:

Obesidade entre jovens no Brasil

Apesar de ter números menos alarmantes em comparação com os norte-americanos, a realidade brasileira também gera preocupação. Dados de 2022 indicam que pelo menos 340 mil crianças, entre 5 e 10 anos de idade, se encontram na condição de obesidade.

Já na faixa de 10 a 19 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 1,4 milhão de jovens com sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida.

Em algumas regiões do Brasil, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, esse número representa mais de 10% da população dessa faixa etária. Por isso, as autoridades de saúde brasileiras olham com bastante cuidado para a situação nutricional dos jovens brasileiros.

Cirurgias bariátricas no Brasil

Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda o procedimento apenas para maiores de 18 anos. A partir dos 16 anos, já é possível se submeter à cirurgia bariátrica, mas apenas mediante uma avaliação de risco-benefício.

Para menores de 16 anos, esse procedimento só é permitido em caráter experimental e com a autorização devida do Conselho. Nesses casos, o Índice de Massa Corporal (IMC) mínimo deve ser acima de 35. 

O custo da operação pode variar entre R$ 15 mil e R$ 50 mil, dependendo da cobertura do plano de saúde e da complexidade do caso. É importante lembrar que é possível passar pelo procedimento sem custos pelo SUS, mas a burocracia e o tempo de espera costumam ser maiores.

180910cookie-checkEstudo indica aumento no número de cirurgias bariátricas em jovens