Maconha pode causar enfisema mais do que nicotina, sugere estudo - Summit Saúde

Maconha pode causar enfisema mais do que nicotina, sugere estudo

5 de dezembro de 2022 4 mins. de leitura

O estudo da Radiological Society of North America analisou 146 pessoas, entre fumantes de maconha, não fumantes e fumantes de tabaco

Publicidade

Um estudo recente publicado pela Radiological Society of North America indicou que casos de enfisema pulmonar e inflamações das vias aéreas são mais recorrentes em fumantes de maconha do que de cigarros de nicotina. A pesquisa foi motivada pelo grande aumento do uso da cannabis frente à pouca informação disponível sobre os seus efeitos no aparelho pulmonar.

O que é enfisema pulmonar?

O enfisema é uma irritação respiratória crônica, majoritariamente causada pelo fumo, mas que também pode ser oriunda de outros agentes (poeira, poluentes, vapores químicos e raramente fatores genéticos). Trata-se de uma doença de lenta evolução, em que os alvéolos pulmonares se transformam em grandes sacos de ar, dificultando a oxigenação do sangue.

Como principais sintomas da condição, podemos citar: respiração ofegante com chiado, tosse e falta de ar, que se agrava à medida que a doença progride. Em casos mais graves, a pessoa portadora do enfisema fica impossibilitada de realizar tarefas simples que envolvam esforço físico, muitas vezes precisando de oxigênio suplementar e podendo até chegar a óbito.

Leia mais:

Cannabis pode causar enfisema

O estudo da Radiological Society of North America (RSNA) analisou um pequeno grupo, realizando o exame de tomografia computadorizada de tórax para análise. Participaram da pesquisa 56 fumantes de maconha, 57 não fumantes e 33 fumantes apenas de tabaco.

A partir do resultado, foi possível constatar que as taxas de enfisema são maiores nos fumantes de maconha em comparação aos outros dois grupos. Dos fumantes testados, 75% dos usuários de cannabis tinham enfisema, sendo que 67% dos fumantes apenas de tabaco também apresentaram a condição, contra apenas 5% dos não fumantes.

Dentre os 56 fumantes de maconha analisados no estudo, 75% apresentaram enfisema pulmonar no resultado do exame de tomografia. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os pesquisadores apontam que a inflamação das vias áreas foi também mais comum em fumantes de maconha. Além disso, o grupo apresentou um número significativo (38%) de pessoas diagnosticadas com ginecomastia, uma condição que se caracteriza pelo aumento do tecido mamário masculino em virtude de desequilíbrios hormonais.

A radiologista cardiotorácica e professora da Universidade de Ottawa (Canadá), Giselle Revah, responsável pelo estudo, explicou que decidiu realizar os testes para entender melhor os efeitos do consumo da maconha no corpo, alegando que há pouca informação disponível.

Ela também traz constatações relacionadas aos resultados obtidos pelo estudo. De acordo com Revah, há diferenças entre a forma de fumar maconha e fumar tabaco que podem ter colaborado com o maior índice de enfisema pulmonar entre os fumantes de maconha.

A questão é que a cannabis geralmente é fumada sem filtro nenhum e, ainda, é inalada com uma respiração mais longa do que a usada para fumar um cigarro de nicotina. Isso resulta em um número maior de partículas poluentes atingindo as vias aéreas, favorecendo os casos de inflamação dessa região e, em cenários mais graves, de enfisema pulmonar.

Porém, vale dizer que ainda são necessárias mais pesquisas, com grupos maiores de participantes e com a análise de outros dados. Nesse sentido, os pesquisadores da RSNA sugerem que estudos futuros também analisem o impacto de diferentes técnicas de inalação (como por meio de narguilé, cachimbo etc.), a fim de entender o impacto do método usado.

O que acontece com quem tem enfisema pulmonar e fuma?

Quem tem enfisema pulmonar não deve fumar, afinal, o cigarro pode acelerar a progressão da doença e de seus sintomas, uma vez que compromete o pulmão. A suspensão do fumo pode, por outro lado, impedir o avanço da doença, embora não se possa reverter o seu estágio.

Parar de fumar é essencial para pessoas diagnosticadas com enfisema. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Fonte: OMS, Pastoral da Criança, BBC News, Tua Saúde, Instituto Nascer

151540cookie-checkMaconha pode causar enfisema mais do que nicotina, sugere estudo

Webstories