Pneumonia ou bronquiolite? Entenda a diferença entre as doenças - Summit Saúde

Pneumonia ou bronquiolite? Entenda a diferença entre as doenças

6 de novembro de 2022 4 mins. de leitura

Com alguns sintomas em comum, as doenças classificadas como infecções pulmonares podem confundir os pacientes

Publicidade

Com manifestações parecidas, diferenciar a pneumonia da bronquiolite pode se tornar uma tarefa complicada, mas é essencial identificá-las com o auxílio de um médico para definir a melhor forma de tratamento. As duas doenças foram tema do Fórum Estadão Think realizado em maio de 2022.

Muito comuns na época de frio e classificadas como infecções pulmonares, essas enfermidades podem ter relação com o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos causadores dessas condições em recém-nascidos e crianças, principalmente. Pertencente ao gênero Pneumovirus, o patógeno, que também atinge adultos, provoca problemas nas vias respiratórias.

A bronquiolite acontece quando os bronquíolos terminais — ramificações mais finas e responsáveis por conduzir o ar para dentro dos pulmões — são afetados. Embora seja o maior causador da doença, o VSR não é o único, pois os pacientes podem ser infectados com outros vírus.

Há muitas dúvidas sobre o que é pneumonia e as suas semelhanças com outras doenças respiratórias. (Fonte: Shutterstock)
Há muitas dúvidas sobre o que é pneumonia e quais são as semelhanças dela com outras doenças respiratórias. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Já a pneumonia é a inflamação dos pulmões, podendo ser causada por vírus, bactéria ou fungos. Ela surge quando a região dos alvéolos pulmonares, onde ficam as ramificações terminais dos brônquios, é invadida por um agente infeccioso ou irritante, o que também pode acontecer nos espaços entre os alvéolos (interstícios).

Diferenças entre pneumonia e bronquiolite

Mesmo sabendo o que é bronquiolite, prestar atenção aos sinais da doença, que se remetem aos indícios de um resfriado, é algo que ajuda a identificá-la de forma mais fácil, evitando a ocorrência de casos graves. Os sintomas são:

  • febre;
  • sudorese intensa;
  • obstrução nasal;
  • coriza;
  • tosse, que pode vir acompanhada de muco;
  • chiado no peito;
  • dificuldade para respirar;
  • cansaço.
A tosse é um sintoma comum às duas infecções respiratórias.
A tosse é um sinal comum nas duas infecções. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os sintomas da pneumonia também lembram os sinais que surgem nas pessoas gripadas ou resfriadas, além de serem semelhantes aos encontrados na infecção dos bronquíolos. Mas há algumas diferenças, como:

  • febre alta;
  • tosse;
  • mal-estar generalizado;
  • falta de ar;
  • secreção de muco purulento, na cor amarela ou verde;
  • dores no tórax, no peito e na cabeça;
  • falta de apetite;
  • confusão mental.

Como cuidar dos acometidos por pneumonia ou bronquiolite?

Médicos podem realizar alguns testes para saber qual dessas doenças acomete o paciente. Exames de sangue, radiografias do tórax e do pulmão, auscultação pulmonar, coleta de secreções da garganta e do nariz, bem como oximetria de pulso estão entre os procedimentos possíveis para fazer o diagnóstico.

Quanto ao tratamento da bronquiolite, nele geralmente são utilizados remédios para aliviar os sintomas, inalação para desobstruir os bronquíolos e hidratação. Os casos moderados exigem o uso de oxigênio para diminuir o cansaço, enquanto os pacientes em estado mais graves devem ser internados e utilizar aparelhos para melhorar a respiração.

Leia também:

A terapia para a pneumonia envolve métodos parecidos. Em relação aos medicamentos, pode haver o uso de antibióticos se a causa for bacteriana, e a internação é recomendada quando a doença acomete idosos, pessoas com baixa oxigenação, comprometimento da função dos rins ou outras alterações clínicas.

Já a prevenção, em ambos os casos, inclui cuidados básicos de higiene, evitar ambientes pouco ventilados ou aglomerados e o contato com infectados. Crianças abaixo de 2 anos, pessoas cardíacas, transplantadas, imunodeprimidas, maiores de 60 anos e fumantes devem ter cuidados redobrados.

Fonte: Fiocruz, Hospital Israelita Albert Einstein, Ministério da Saúde

147360cookie-checkPneumonia ou bronquiolite? Entenda a diferença entre as doenças

Webstories