Qual é a função de um médico reumatologista?

25 de outubro de 2023 4 mins. de leitura
O médico reumatologista é especializado em diagnosticar lesões ou doenças que afetam o tecido conjuntivo

reumatologista é um profissional médico com especialização em lesões ou doenças que afetam o tecido conjuntivo, como articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos, e se formam sem a presença de traumas ou tumores.

As doenças reumatológicas também podem atingir órgãos internos, como rins, coração e pulmões, e pele — como o lúpus eritematoso sistêmico, uma doença autoimune que pode afetar múltiplos sistemas do corpo.

Condições reumatológicas podem acometer pacientes de todas as faixas etárias, não são transmissíveis ou contagiosas, e os sintomas em comum são dor, deformidades e limitações sem o tratamento adequado, apesar de cada diagnóstico abranger sintomas característicos.

Algumas pessoas com doenças reumáticas relatam que seus sintomas podem ser influenciados pelas mudanças climáticas. Alguns sentem mais dor e rigidez durante o tempo frio e úmido, por exemplo
Pacientes com doenças reumáticas relatam que seus sintomas podem ser influenciados pelas mudanças climáticas. Alguns sentem mais dor e rigidez quando o tempo está frio e úmido, por exemplo. (Fonte: Getty Images/reprodução)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais de 12 milhões de brasileiros tinham diagnóstico de doenças reumatológicas, indicando um aumento na prevalência em comparação com os diagnósticos de 2013, que era de aproximadamente 9 milhões.

Reumatologista cuida de quê?

A função principal de um reumatologista é avaliar, diagnosticar e tratar uma ampla gama de doenças reumáticas, que podem ser inflamatórias, autoimunes, degenerativas, metabólicas ou relacionadas a outras condições médicas. 

As principais condições diagnosticadas e tratadas por reumatologistas são elencadas a seguir. 

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune que acomete principalmente mulheres. Embora não exista uma cura atualmente, há diversas abordagens para tratar e gerenciar os sintomas, que respondem melhor ao tratamento quando o diagnóstico é precoce.

Os principais sintomas são inflamação, dor, inchaço e limitação das articulações principalmente das mãos e pés
Os principais sintomas são inflamação, dor, inchaço e limitação das articulações, principalmente de mãos e pés. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Leia também:

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada e afeta de 2% a 4% dos indivíduos, geralmente mulheres. Pessoas com outras doenças reumáticas têm maior risco de desenvolver fibromialgia, que atualmente não tem cura. O tratamento envolve medicamentos, exercícios e terapia.

Lúpus eritematoso sistêmico

Doença crônica autoimune que causa inflamação sistêmica afetando múltiplos órgãos, o lúpus eritematoso sistêmico geralmente se manifesta em mulheres durante a idade fértil, embora possa, também, ser identificado na infância. Os sintomas costumam ser inespecíficos, como febre, fadiga, perda de peso, coágulos sanguíneos e queda de cabelo. 

Gota

Uma forma de artrite, a gota é uma inflamação nas articulações causada pelo acúmulo excessivo de ácido úrico, uma substância presente no sangue e filtrada pelos rins quando está em níveis adequados.

Gota causa dor e inchaço súbito em uma articulação, geralmente o dedão do pé ou outras articulações nos pés
Gota causa dor e inchaço súbito em uma articulação, geralmente o dedão do pé ou outras articulações nos pés. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Tratamentos

O tratamento é específico para cada diagnóstico e de acordo com as necessidades individuais do paciente, tendo em vista seus sintomas e o quadro em geral.

A terapia para essas condições normalmente envolve infusão de medicamentos, como anti-inflamatórios, corticosteroides e terapias imunossupressoras, além de fisioterapia, acupuntura, atividades físicas e outros mecanismos de controle da dor.

Diferença entre reumatologista e ortopedista

O reumatologista e o ortopedista são médicos especializados em áreas relacionadas ao sistema musculoesquelético, porém as abordagens e os focos se diferem significativamente.

Enquanto os reumatologistas se concentram em doenças reumáticas que não têm como causas lesões ou traumas, os ortopedistas tratam lesões, deformidades e problemas mecânicos de ossos e articulações, com a possibilidade de intervenções cirúrgicas. 

Ambas as especialidades são importantes para a saúde e bem-estar das pessoas, e a escolha entre reumatologista ou ortopedista depende da natureza específica do problema do paciente.

Fontes:

CLÍNICA CROCE. 10 pontos para saber quando procurar um reumatologista. 2021.

RHEUMATOLOGY. Diseases & Conditions. 2023.

IBGE. Tabela 4639: Pessoas de 18 anos ou mais de idade que referem diagnóstico médico de artrite ou reumatismo, por sexo e situação do domicílio. 2023.

183540cookie-checkQual é a função de um médico reumatologista?