A terapia milenar auxilia no tratamento de diversos problemas físicos e neurológicos
Publicidade
Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Considerada uma tendência da medicina alternativa, a acupuntura é um dos métodos terapêuticos mais difundidos do mundo. De origem oriental e com mais de 5 mil anos de existência, a técnica vem sendo aperfeiçoada ao longo da história e hoje é uma opção viável para inúmeros tratamentos.
A inserção de agulhas em locais específicos do corpo humano contribui para a melhoria de sintomas físicos e neurológicos e pode ser utilizada por jovens, adultos e idosos. Até mesmo a medicina veterinária tem adotado a prática como alternativa, mas será que ela é mesmo segura? Conheça suas principais características a seguir.
A acupuntura tem origem chinesa e consiste na utilização de agulhas extremamente finas em diferentes pontos do corpo. O objetivo da prática é estimular melhoria da circulação sanguínea por meio de reações nas terminações nervosas.
Essas reações podem atingir tanto os tecidos superficiais da pele como a parte muscular, contribuindo para uma liberação gradual de ativos químicos do corpo. Dessa forma, os chamados neurotransmissores desencadeiam sensações relaxantes e anti-inflamatórias. Por isso, a técnica é muito utilizada para tratamentos físicos, mas também emocionais.
Além disso, a inserção de pequenas agulhas em pontos estratégicos é bem recebida por pessoas de diferentes faixas etárias, já que o tratamento é considerado indolor.
Crianças, adultos, idosos e até animais domésticos podem se beneficiar da acupuntura para tratamentos específicos. A prática terapêutica pode ser utilizada até mesmo por quem não tem problemas específicos de saúde, a fim de melhorar o bem-estar ou como prática relaxante.
Gestantes fazem parte de outro grupo que vê na acupuntura uma alternativa para o tratamento de determinados sintomas. Além de reduzir o efeito das flutuações hormonais durante os meses de gestação, a técnica pode auxiliar no alívio de incômodos musculares e até mesmo gastrointestinais.
O tratamento chinês com picada de agulhas utiliza diversos métodos a fim de reforçar o sistema imunológico. A prática auxilia:
A acupuntura é considerada uma técnica segura e que não gera riscos para a saúde dos pacientes. Além disso, não apresenta efeitos colaterais invasivos, limitando-se a um incômodo leve no momento da aplicação das agulhas. Sua prática, entretanto, deve seguir as normas recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) recomenda que a prática seja realizada apenas por profissionais qualificados que já atuam no diagnóstico de doenças e no tratamento de problemas. Inclui-se nessa categoria médicos, cirurgiões dentistas e profissionais veterinários.
Quer saber mais? Confira a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em Saúde.
Fonte: Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).