Cartão Nacional de Saúde (CNS): para que serve - Summit Saúde

Cartão Nacional de Saúde (CNS): para que serve

21 de março de 2022 4 mins. de leitura

CNS permite identificação de todos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS)

Publicidade

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um registro que armazena informações de indivíduos integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), contendo dados pessoais (nome, nome da mãe e data de nascimento), contatos e números de documentos pessoais, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Registro Geral (RG). 

Cada CNS tem um número único inserido nos sistemas informatizados de saúde do País, identificando usuários do SUS, operadores e até mesmo os profissionais da Saúde que atuam nessa frente. Ele cria um histórico de atendimento para cada cidadão por meio do acesso às bases de dados dos sistemas envolvidos, entre eles sistemas de atenção básica à saúde, dispensação de medicamentos e hospitalar.

Isso possibilita que o usuário confira seu histórico de saúde, dados de internamentos, atendimento ambulatorial de média e alta complexidades, aquisição de remédios pelo programa Farmácia Popular e vacinas. Dessa forma, o CNS reforça o direito à cidadania e coordena informações que humanizam o atendimento, estabelecendo uma padronização do recurso público.

Para deixar o processo ainda mais simples, é possível acessar o CNS e o histórico de dados pelo aplicativo Conecte SUS, que é o antigo Meu DigiSUS. (Fonte: Ministério da Saúde/Reprodução)
Para deixar o processo ainda mais simples, é possível acessar o CNS e o histórico de dados pelo aplicativo Conecte SUS, que é o antigo Meu DigiSUS. (Fonte: Ministério da Saúde/Reprodução)

Benefícios

Os principais benefícios do Cartão Nacional de Saúde são:

  • segurança e rapidez na identificação do usuário;
  • localização do prontuário pelo número do cartão;
  • vinculação de profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • registro de atendimentos realizados anteriormente;
  • registro de agendamento e execução de consultas e exames;
  • fácil atualização de dados cadastrais.

Como saber o número do Cartão Nacional de Saúde

Para saber o número do Cartão Nacional de Saúde, é possível acessar o Portal Saúde Cidadão. Fazendo isso, basta preencher algumas informações pessoais para ter acesso à área restrita ao usuário do SUS, em que é possível imprimir o CNS, verificar o registro de ações e serviços de saúde usados, além de todo o histórico médico.

Também é possível verificar informações como o nome de profissionais da Saúde que o atenderam, o período em que isso ocorreu, o nome da instituição hospitalar, bem como os procedimentos clínicos e cirúrgicos que possam ter sido executados. Isso dá ao usuário a possibilidade de participar efetivamente do processo de fiscalização e aprimoramento dos serviços ofertados pelo SUS.

Leia mais:

Pré-cadastro e emissão do CNS

Quem ainda não tem o CNS pode realizar o pré-cadastro e enviar a solicitação de protocolo de registro no SUS pelo Portal Saúde do Cidadão. No site, é gerado um protocolo de atendimento que o usuário deve levar a uma unidade de atendimento, onde serão validadas as informações e, então, poderá ser emitido o Cartão Nacional de Saúde.

Acessando o Portal Saúde do Cidadão é possível fazer o pré-cadastro e dar início ao processo de emissão do documento. (Fonte: Unsplash/Reprodução)
Acessando o Portal Saúde do Cidadão é possível fazer o pré-cadastro e dar início ao processo de emissão do documento. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Quer saber mais? Confira a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em Saúde.

120742cookie-checkCartão Nacional de Saúde (CNS): para que serve

Webstories